Redução do ciclo de vida em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
25/06/2007
As organizações percebem que a cada ano o ciclo de vida dos produtos
é menor, a atualização deve ser constante, as mudanças provocadas
pelo maior conhecimento adquirido pelo cliente são visíveis e
transformam a pesquisa e desenvolvimento em uma constante nas
organizações.
As exigências, do mercado e do consumidor, atingem patamares
elevados e crescentes, acompanhar o desenvolvimento tecnológico é
uma forma de melhorar os produtos ofertados, mas também podem ser
tomadas decisões que melhorem o atendimento ao cliente no ponto de
venda, gerando mais valor e possibilitando a fidelização de
consumidores.
Durante esta transição percebida nas organizações, pode-se
compreender melhor aquelas que estão preparadas para mudar seu
modelo de gestão, quebrando paradigmas e ampliando sua vantagem
sobre os concorrentes.
Há setores em que o atendimento pode estar evoluído e agregar muito
mais valor, principalmente quando o valor é realmente percebido pelo
cliente, como exemplo uma loja distante de sua casa, onde um
atendimento diferenciado chama a atenção e traz você até o ponto de
venda, porque existem inúmeros fatores que agregam valor e permitem
que você sinta-se em casa.
O relacionamento com os consumidores está ligado diretamente com a
cultura organizacional, com as pessoas que trabalham diariamente,
desde a linha de produção até o ponto de venda, formando uma
organização unida por completo.
Logicamente há modelos em que os, ainda existentes, departamentos
criam muros dentro das organizações, geram perdas irreparáveis e dão
de presente à concorrência seus consumidores.
Uma das tendências, que ainda não têm grande penetração no Brasil, é
a aquisição de produtos pela internet, além do brasileiro preferir o
contato entre as pessoas, há outros riscos envolvidos.
O que pode ser notado é que a procura por produtos na internet está
crescendo, tendo em vista o grande número de pesquisas realizadas
por consumidores, para:
Comparar os atributos;
Qual é o ponto de vendas que mais se encaixa em seu perfil;
Que diferenciais há no produto;
Buscar informações mais detalhadas.
As informações procuradas para selecionar o produto ideal variam de
pessoa para pessoa, trazendo um conhecimento adquirido pelas
pesquisas e com amigos, mas que influenciam diretamente na vida
daquele produto no mercado.
Atualizar o produto é imprescindível às organizações, pois os
diversos públicos optam por adquirir seu objeto de desejo em tempos
diferentes do ciclo de vida.
Investir em pesquisas permite que as organizações tenham dados
atuais dos desejos dos consumidores, evita que os produtos fiquem
parados no tempo e que novas fatias de mercado sejam conquistadas.
Com um consumidor mais exigente, os produtos envelhecem mais
rapidamente, talvez por não possuírem uma qualidade que alongue o
ciclo de vida ou porque sejam encarados como necessários para um
pequeno momento da vida de cada pessoa.
Os produtos vivem de acordo com o valor percebido pelos
consumidores, alguns são descartáveis em poucos meses, outros
mantém-se no mercado por anos, conseguem fixar sua marca e trazer
atributos que acompanham a evolução natural do mercado.