Reimagine
Por Tom Coelho
28/08/2008
“Se você não gosta de mudança,
vai gostar ainda menos de irrelevância.”
(General Eric Shinseki)
Você pode ler as 352 páginas de “Reimagine! Excelência nos negócios
numa era de desordem” (Futura, 2004) ou assistir aos 77 minutos do
filme com igual título, distribuído no Brasil pela Siamar, para
entender o porquê de Tom Peters ser considerado um dos nomes mais
influentes da administração moderna.
O fato é que Peters aborda temas que por vezes não chegam a ser
inovadores, mas sua forma de apresentá-los é única e surpreendente.
Ilustra, exemplifica e utiliza cases de empresas para demonstrar que
é possível fazer diferente, fazer a diferença.
Algumas sugestões que podem ser extraídas de sua obra acompanhadas
de breves reflexões pessoais:
1. Abrace uma grande visão. Você ou sua empresa alcançarão o grau de
crescimento e de exposição que postularem em seus planos. Pense
pequeno e pisará a grama, pense médio e caminhará por entre
arbustos, pense grande e habitará uma floresta. Se desejar ser a
maior empresa de seu setor parecer utópico, experimente imaginar ser
a melhor. Isso é sempre possível. E compartilhe esta visão.
2. Contrate grandes pessoas. Num mundo de produtos comoditizados,
são as pessoas o grande diferencial. Aprenda a selecionar gente com
vontade de trabalhar, com eletricidade no corpo e brilho nos olhos.
Gente com atitude, mais do que habilidades, que podem ser ensinadas
a qualquer tempo. Gente melhor do que você! E contrate devagar,
buscando qualidade a partir da quantidade. Mas demita rápido, tão
logo seja preciso.
3. Promova o envolvimento. Faça as pessoas trabalharem com você e
não para você. Elas devem se sentir não apenas parte do processo,
mas protagonistas das soluções. O envolver é entrelaçar,
compartilhar e comprometer-se. Empenho que decorre do entusiasmo,
determinado menos por questões financeiras e mais pelo orgulho de
pertencer e pelo respeito aos propósitos da companhia e à liderança.
4. Treine o tempo todo. Prepare sua equipe treinando-os
continuamente. A tarefa é desenvolver competências técnicas,
comportamentais, relacionais e até valorativas. Esqueça a mensuração
baseada em horas de treinamento anual por pessoa. Isso é balela
estatística. A verdadeira régua está na qualidade do treinamento.
Ajude-os a conhecer tudo sobre seus produtos e serviços, mas
contribua também para que se tornem também pessoas melhores e não
somente profissionais melhores.
5. Comunique constantemente. Mantenha a todos informados:
colaboradores, clientes, acionistas. Faça a informação – de
qualidade – circular. Use da transparência, evite eufemismos, diga a
verdade. A mentira tem pernas curtas, vida longa e seu legado é
devastador. Compartilhar resultados favoráveis é prazeroso e fácil,
mas poucos fazem o mesmo com as más notícias, perdendo a
oportunidade de captar grandes aliados para superá-las.
6. Desenvolva idéias e soluções inovadoras. Pense fora da caixa, do
plano bidimensional. Faça propostas absurdas ao mesmo tempo em que
reflete sobre o óbvio – assim surgiu a jornada flexível de trabalho.
Atente para as perguntas e formule outras perguntas quando tiver
obtido uma provável resposta – assim nasceu o carro bicombustível.
Fique de olho nas conseqüências, inclusive aquelas que parecerem
totalmente desfavoráveis – assim foi criado o medicamento para
disfunção erétil. Hospitais não precisam ser tristes, aulas não
carecem de ser chatas, políticos não necessitam ser corruptos.
7. Design é fundamental. Em termos de design, o que menos conta é a
beleza, ainda que ela possa e deva ser contemplada. O que está em
jogo é a funcionalidade, a praticidade, o tipo de material
empregado. Falamos de leveza, de manuseio, de alternativas com custo
inferior – e valor agregado superior. Continuo sem entender por que
aqueles sachês de mostarda, maionese e ketchup são tão
irritantemente difíceis de serem abertos. Ou por que as embalagens
de sanduíches não são formatadas para funcionarem como guardanapo,
evitando o contato das mãos com o alimento. Alguém se habilita?
8. Tecnologia para facilitar. Tecnologia que se propõe
exclusivamente a transparecer uma imagem futurista apenas intimida e
afasta clientes, além do risco de representar um caminhão de
dinheiro jogado no lixo. O que se espera são instrumentos para
agilizar processos, promover a integração, ampliar a comunicação,
reduzir custos diretos ou indiretos. A mudança tecnológica deve ser
evolucionária, e não revolucionária. Pequenos avanços hoje, grandes
inovações amanhã.
9. Ofereça um atendimento extraordinário. Duvido que ainda haja
neste mundo uma pessoa qualquer que não tenha sido flagrantemente
destratada, negligenciada e até desrespeitada enquanto consumidora.
São profissionais de telemarketing ativo que invadem nossa
privacidade na calada da noite, muitas vezes para oferecer um
produto do qual já somos seus usuários. São profissionais de
telemarketing passivo, dos ordinários serviços de atendimento ao
cliente, desprovidos de treinamento, autonomia e bom senso, que
raramente resolvem uma demanda com iniciativa, interesse e rapidez.
São profissionais em pontos de venda, que não procuram identificar
nossas necessidades, mas apenas sugerir o que lhes convém, e
raramente solícitos por ocasião de uma troca ou substituição. Estou
farto deste desatendimento! Gente que não entende que venda se
processa antes, durante e depois da compra. Gente que não aprende
que vender e servir andam de mãos dadas. Gente que ainda não
descobriu que a única coisa que cativa um cliente é uma experiência
de atendimento inesquecível e extraordinária. E que isso é fácil de
proporcionar: basta dar atenção.
10. Divirta-se! Quer colher comprometimento dos funcionários,
fidelidade dos clientes e retorno sobre o investimento? Construa um
ambiente que seja prazeroso para trabalhar e agradável para visitar.
Um local onde quem trabalha aguarde ansiosamente pela segunda-feira
para iniciar uma nova e produtiva semana. Um espaço onde quem
consome sinta-se estimulado a permanecer por horas desfrutando de
sua atmosfera e infra-estrutura. Livrarias com confortáveis
poltronas onde se pode degustar a leitura de qualquer obra sem
restrições, por exemplo, já aprenderam esta lição.
Reflita sobre estas propostas, celebre as conquistas e gerencie com
paixão. Tenha menos foco em coisas, mais cuidado com pessoas.
Reinvente. E reimagine!
Tom Coelho, com graduação em Economia pela FEA/USP, Publicidade pela
ESPM/SP e especialização em Marketing pela MMS/SP, é empresário,
consultor, escritor e palestrante, Diretor da Infinity Consulting,
Diretor do Simb/Abrinq e Membro Executivo do NJE-Fiesp.