A relação de valor para o cliente em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
21/06/2007
A percepção de valor dos consumidores é modificada no decorrer do
tempo, inúmeros fatores contribuíram para que houvessem comparações,
aumento das exigências e busca mais detalhadas de informações sobre
o que lhes atende da melhor forma possível.
As mudanças na relação entre o consumidor e os produtos adquiridos
têm ganho mais ênfase a cada dia, os estudos e pesquisas apontam um
comportamento mais ativo e que possui uma gama de produtos muito
grande a sua disposição no mercado, optando sempre por aquela que
melhor lhe ofertar a relação benefício/custo.
Muitas das pesquisas realizadas por consumidores estão ligadas a
internet, a facilidade com que este meio permite o acesso às
informações é visível e dá a oportunidade de comparar produtos
semelhantes, que atendam ao mesmo desejo, com atributos similares e
que tenham diferenciais realmente importantes para o cliente.
Todas as organizações procuram ampliar sua fatia de mercado, estar
em contato com diferentes públicos e atender aos desejos do
consumidor da melhor forma, entretanto existem alguns pontos que
podem influenciar diretamente na escolha do cliente, como:
Conveniência: a facilidade de encontrar os produtos sem percorrer
vários pontos de venda é fundamental, mas nem sempre a loja mais
próxima é aquela escolhida, por isso é necessário estudar
corretamente o que é desejado, qual é o atendimento esperado, que
diferenciais a loja terá etc.;
Atendimento: cada cliente deve ser atendido como se fosse o único,
na verdade cada cliente é único e padronizar o atendimento de todos
acaba gerando problemas, desta forma pode-se realizar um treinamento
para que o vendedor observe e atenda o cliente como ele deseja, pois
há casos em que as pessoas já tomaram a sua decisão e não querem
levar um produto inesperado da loja, ou então estão em dúvidas e o
vendedor não se aproxima do cliente porque não percebeu o fato, por
isso é importante treinar muito bem suas equipes de vendas, buscando
a excelência e melhorando continuamente;
Diferenciais: cada pessoa terá uma impressão do ponto de venda, seja
pela limpeza, estado de conservação, oferta de inúmeros produtos,
atendimento etc., desta forma é importante reconhecer o que é
percebido como diferencial para cada consumidor;
Pesquisas constantes: existem casos onde um número de consumidores
deslocam-se até a loja e perguntam por um determinado produto, que
por acaso não é encontrado ali, caso o vendedor, gerente ou o dono
estejam atentos para este detalhe, pode-se encontrar uma
oportunidade de ofertar o produto procurado, da mesma forma deve-se
pesquisar o mercado e encontrar dados que visem dar informações mais
detalhadas, analisando o ciclo de vida do mercado do produto e do
produto, também devem ser conhecidos os concorrentes mais próximos
que oferecem aquele produto e qual é a empresa que o produz, da
mesma forma com que pode-se notar claramente que 1 ou 2 pessoas
procurando um mesmo produto não significam que há um número de
consumidores desejando aquele produto.
Estudar o mercado deve ser uma constante para todas as organizações,
conversar com os clientes e descobrir seus desejos auxilia a
encontrar diferenciais, oportunidades e melhorar todos os processos
da organização.
Quando uma organização está disposta a trabalhar a integração de
todas as áreas, pode encontrar mais facilmente soluções e realizar
mudanças necessárias, pois o objetivo de cada colaborador também é o
sucesso da organização.