Relacionamento e Prestação de Serviço: Os diferenciais nos dias de hoje
Por Augusto César
04/01/2009

O mercado mudou. Aliás, vem mudando a cada dia. Novas soluções, tecnologias de ponta, exigência dos consumidores, produtos cada vez mais semelhantes em suas essências.....Ora, será que ainda se pode ganhar dinheiro (entende-se lucrar) enquanto empresa? E os meus clientes? Por quê compram de mim, e não dos meus concorrentes? Até quando? É fato que a margem de resultado está cada vez mais estreita, independente do segmento de análise. A linha de raciocínio é e sempre será “menor custo, maior receita”. Parece simples e fácil, uma fórmula matemática. Mas sabemos que na prática a teoria é outra.
Com toda sinceridade, enxergo atualmente duas maneiras de reter uma fatia maior do mercado: bom relacionamento e prestação de serviço acima da média.
Prestar serviço é sinônimo de cordialidade. É ser prestativo, comprometido, interessado em fornecer uma qualidade acima das expectativas dos clientes. Para isso, ou melhor, para que se possa fazer disso um verdadeiro diferencial é preciso conhecer os clientes. Seus hábitos, suas rotinas de compra, seus perfis de consumo. Ou seja, tenho que me relacionar com este grupo capaz de manter a minha empresa com uma imagem positiva e de credibilidade.
Ocorre, infelizmente, que no desespero pelo alcance dos resultados imediatos, muitas organizações não se planejam. Parece um absurdo nos dias de hoje, mas ainda acontece. Como resultados, vemos bancos de dados defasados, falhas grosseiras no processo operacional, a conseqüente perda de dinheiro, redução da carteira de clientes e de participação no mercado. Faz-se necessário o entendimento do cenário e da definição de onde se quer chegar, antes de qualquer ação estratégica.
Relacionar-se e atender com a qualidade desejada requer planejamento, organização e foco. É dever de casa de qualquer organização.

Augusto César é graduado em Marketing, com MBA em Gestão Empresarial (CEFET-RJ) e especialização em Gestão Estratégica. Profissional com passagens por empresas de porte como Golden Cross, ABN Amro Bank e Organizações Globo, em diversos projetos nas áreas de marketing e vendas. Consultor empresarial pela Thompson Management Horizons , e Sócio-consultor da Damac Consultoria em Gestão. Contato:contato@damac.com.br
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