Relacionamento e Prestação de Serviço: Os diferenciais nos dias de
hoje
Por Augusto César
04/01/2009
O mercado mudou. Aliás, vem mudando a cada dia. Novas soluções,
tecnologias de ponta, exigência dos consumidores, produtos cada vez
mais semelhantes em suas essências.....Ora, será que ainda se pode
ganhar dinheiro (entende-se lucrar) enquanto empresa? E os meus
clientes? Por quê compram de mim, e não dos meus concorrentes? Até
quando? É fato que a margem de resultado está cada vez mais
estreita, independente do segmento de análise. A linha de raciocínio
é e sempre será “menor custo, maior receita”. Parece simples e
fácil, uma fórmula matemática. Mas sabemos que na prática a teoria é
outra.
Com toda sinceridade, enxergo atualmente duas maneiras de reter uma
fatia maior do mercado: bom relacionamento e prestação de serviço
acima da média.
Prestar serviço é sinônimo de cordialidade. É ser prestativo,
comprometido, interessado em fornecer uma qualidade acima das
expectativas dos clientes. Para isso, ou melhor, para que se possa
fazer disso um verdadeiro diferencial é preciso conhecer os
clientes. Seus hábitos, suas rotinas de compra, seus perfis de
consumo. Ou seja, tenho que me relacionar com este grupo capaz de
manter a minha empresa com uma imagem positiva e de credibilidade.
Ocorre, infelizmente, que no desespero pelo alcance dos resultados
imediatos, muitas organizações não se planejam. Parece um absurdo
nos dias de hoje, mas ainda acontece. Como resultados, vemos bancos
de dados defasados, falhas grosseiras no processo operacional, a
conseqüente perda de dinheiro, redução da carteira de clientes e de
participação no mercado. Faz-se necessário o entendimento do cenário
e da definição de onde se quer chegar, antes de qualquer ação
estratégica.
Relacionar-se e atender com a qualidade desejada requer
planejamento, organização e foco. É dever de casa de qualquer
organização.
Augusto César é graduado em Marketing, com MBA em Gestão Empresarial
(CEFET-RJ) e especialização em Gestão Estratégica. Profissional com
passagens por empresas de porte como Golden Cross, ABN Amro Bank e
Organizações Globo, em diversos projetos nas áreas de marketing e
vendas. Consultor empresarial pela Thompson Management Horizons , e
Sócio-consultor da Damac Consultoria em Gestão.
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