Relacionamentos em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
05/08/2007
Estudar o mercado possibilita à organização encontrar novas
oportunidades, principalmente ao realizar pesquisas com seus
consumidores e ao manter um bom relacionamento com seus clientes,
mesmo assim os concorrentes podem encontrar caminhos diferentes e
obter vantagens competitivas, o que traz para a sua organização a
necessidade de conhecer novos desejos e atender adequadamente ao
consumidores.
A fidelização dos clientes faz parte de um processo de longo prazo,
um consumidor que adquire os produtos ou serviços de uma empresa
pela primeira vez não é fidelizado, mas este primeiro contato pode
ser transformado de maneira a tornar-se o passo mais importante.
Com a concorrência e os produtos cada vez mais iguais, pode-se dizer
que o atendimento determina como será a relação do consumidor com a
empresa, na verdade você sempre ouve que a primeira impressão é a
que fica, então nada mais natural do que estuturar a organização
para dar ao consumidor um ótimo atendimento.
Um dos melhores caminhos para se ofertar um atendimento mais
apropriado é justamente treinar seus colaboradores, sem esquecer que
as pessoas só podem ofertar aos outros aquilo que já possuem.
A capacidade de enxergar as necessidades de um cliente são
necessárias para todos os vendedores, alguns desejam não ser
atendidos por uma pessoa, preferem buscar seus produtos e passar no
caixa, outras pessoas buscam o contato com um vendedor, desejam
obter mais informações sobre o produto e sentem-se mais confortáveis
quando mantém um contato com outra pessoa.
Cada consumidor tem uma necessidade diferente de atendimento no
momento em que entra em uma loja, portanto é fundamental que a
equipe de vendas saiba exatamente como agir com cada indivíduo.
Por mais que uma organização treine seus colaboradores, oferte os
melhores produtos e atenda seus consumidores corretamente, sempre
existem variáveis que estão fora do controle da organização, como
por exemplo a opinião de amigos e a facilidade com que as
informações sobre o produto são encontradas.
As organizações tendem a exigir um tratamento diferenciado quando
estão em contato com seus fornecedores, pois dependem destes para
produzir e ofertar seus produtos e serviços, o que leva a lembrar
que o relacionamento é uma longa cadeia, que envolve todos os
colaboradores e fornecedores.
Sempre que uma organização esquece de olhar um dos elos de sua
cadeia de valor, perde seu foco e transforma um bom relacionamento
em uma situação instável, algo que hoje, com as inúmeras
possibilidades de escolha do consumidor, é inaceitável e prejudica o
crescimento da organização.
Sem consumidores a empresa não conseguirá se manter no mercado, o
relacionamento com o consumidor é um dos pontos que dá a
oportunidade da organização se manter viva e com capacidade de
atender aos desejos deste consumidor.
E para que o relacionamento com os clientes seja exemplar é
necessário um bom exemplo, pois os gestores são os primeiros a
definir qual será o modelo de relacionamento que haverá com o
consumidor, e não há como exigir o que não se pode dar.