Renovar a ação
Por Fabiano Brum
01/12/2010

O final do ano está chegando, logo 2011 estará por aí e parece que foi ontem que estávamos esperando pelo ano 2000.

Estamos na segunda década do terceiro milênio, e é muito provável que quem estiver lendo este artigo seja do século passado.

Mas você não precisa sentir-se velho ou antigo, pois a única coisa que não paramos é o tempo e as mudanças que ele ocasiona. Como diz Lulu Santos na música Como Uma Onda: “tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo. Tudo muda o tempo todo no mundo”.

A antiguidade não está na nossa idade cronológica, mas sim na forma como encaramos as mudanças em nossa vida e, principalmente, como reagimos a elas. É muito importante nos renovarmos constantemente em nossas ações, comportamento e pensamentos.

Esteja antenado às transformações do mundo, aos cenários econômicos; reciclar-se pessoal e profissionalmente é uma atitude de pessoas de sucesso.

Renovar denota tornar novo, ou substituir por algo mais moderno. Pode também significar a busca por um ambiente melhor, por um recomeço. Muitas vezes precisamos quebrar paradigmas pessoais e sociais, dando novo sentido a nosso crescimento como profissionais e como seres humanos. Modernizar-nos em nossas ações e pensamentos, buscar novas oportunidades ou “novos ares”.

Que tal realizarmos uma avaliação e ao mesmo tempo uma autoanálise usando alguns significados da palavra “renovar” como ponto de partida?

Reafirmar ou renovar uma promessa - O final do ano e o início de um próximo é um período propício para revermos nossos sonhos e metas, reafirmar nossos ideais e compromissos de realizações.

Revigorar ou pôr novamente em vigor – Precisamos intensificar as ações que nos levam em direção a nossos objetivos, abandonar hábitos que nos afastam do sucesso, viabilizar nosso planejamento pessoal e voltar a praticar atitudes positivas que, por algum motivo, tenhamos deixado de lado.

Realizar de novo um contrato que acaba de expirar – Pessoas de sucesso sempre fazem um contrato com elas mesmas, um plano de crescimento pessoal, detalhando etapas e estabelecendo prazos. Que tal aproveitar o final de ano para realizar um novo contrato pessoal?

Aperfeiçoamento profissional, prática de exercícios físicos, redução de peso, investimento em móveis ou imóveis, viagens. Refaça seu contrato, estabeleça novos prazos para que seus sonhos se tornem realidade.

Atualizar-se, pôr-se a par das coisas novas, progredir – Como disse Raul Seixas na música Metamorfose Ambulante: “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. É necessário estarmos em constante desenvolvimento, ir para um novo patamar de desempenho. Mas para isso é preciso estar atualizado e em sintonia com as inovações do mercado, produtos, fornecedores, acontecimentos, etc.

Visite feiras relacionadas a sua área de negócio, participe de congressos, leia bastante, viaje e renove sua cultura.

Dar nova aparência, recompor – Muitas vezes a mudança não deve ser somente nas ações ou questões interiores, mas também em nossa imagem. Que tal um novo visual, um retoque no quarda-roupa, corte de cabelo, uma preocupação maior com sua aparência?

Uma imagem pode falar mais do que mil palavras. O que as pessoas imaginam ou pensam sobre você quando te observam?

Tratar novamente uma questão – Com o tempo, vamos ganhando experiência profissional e vivência, aprendemos que algumas coisas que não conseguimos realizar no passado deixaram de acontecer simplesmente porque não era o momento adequado. Ainda não estávamos preparados para aquele desafio, faltavam informações, parceiros ideais, ou porque o mercado ou cenário não eram apropriados para aquela ação.

Mas porque uma coisa não deu certo no passado, não quer dizer que não dará certo no presente. Você cresceu, aprendeu coisas novas, preparou-se. Será que não seria hora de tratar novamente daquele assunto que ficou parado em sua “gaveta de coisas não realizadas”?

Renovar é transformar a história – Ontem, hoje e amanhã são unidades criadoras do tempo. Quando um tempo se instala, desinstala outro tempo.

Não conseguimos mudar o passado, mas conseguimos criar um novo futuro a partir do nosso presente. Comece hoje, não deixe para amanhã!

Afine-se para o sucesso!

Fabiano Brum: Conferencista nas áreas de Marketing, Motivação, Atendimento e Vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos. E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br