Reposicionamento da Concorrência
Por Rafael Mauricio Menshhein
10/03/2007
A concorrência entre as organizações permite o crescimento e
desenvolvimento, seja de novas tecnologias, estratégias, produtos
etc., dessa forma existem estratégias mais apuradas que permitem dar
um novo Posicionamento ao concorrente, fazendo com que a sua empresa
ganhe mais força no mercado e volte a figurar na mente do consumidor
de maneira mais presente.
Todas as organizações utilizam-se de estratégias de Posicionamento
para fixar uma Marca na mente do consumidor, algumas são tão bem
sucedidas neste processo que acabam ganhando defensores ferrenhos da
empresa, são consumidores fiéis ou os chamados advogados da Marca.
Para que uma empresa possa chegar no estágio em que o consumidor
sente-se parte da empresa há muito o que ser feito, não basta
somente colocar-se como uma empresa séria, honesta, ética e que é
justa com seu consumidor, mas assumir perante as demais essa
posição.
Com o aumento da concorrência, os produtos tornando-se cada vez mais
parecidos, ou praticamente iguais, pode-se perceber que algumas
empresas optam por usar uma estratégia que leva o consumidor a
perceber seu concorrente como ultrapassado.
Há variáveis que permitem as empresas a reposicionar seus
concorrentes, algumas delas são:
Renovação de produtos: para que o consumidor sinta-se atraído
novamente pelo produto já conhecido são dadas novas características,
novos conceitos são associados e usa-se uma Comunicação que informe
ao consumidor que o produto tem um Valor muito maior que o
concorrente;
Segmentação: um produto pode ser redirecionado para outro
público-alvo, a estratégia busca dar ao novo mercado o conhecimento
de um produto, teoricamente, novo e que o produto têm diferenciais
além dos apontados pelos concorrentes;
Marca: existem estratégias que reposicionam a Marca concorrente, ao
informar ao público-alvo que seu produto é mais inovador, é mais
atual e jovem.
Com a dinâmica atual do mercado, torna-se uma tarefa árdua para o
profissional de Marketing reposicionar seus concorrentes sem tomar
os devidos cuidados, respeitando a empresa que disputa o mesmo
mercado, tendo ética nas ações tomadas e, principalmente,
demonstrando ao consumidor os atributos de seus produtos ofertados.
Na disputa pelo mesmo público-alvo não deve haver espaço para ações
desonestas ou que visem prejudicar alguém, dessa forma a Comunicação
deve ser clara objetiva e demonstrar que o respeito sempre deve
fazer parte de qualquer ação ou campanha colocada no mercado.
O consumidor conhece os produtos, tem uma fonte de Informação de
fácil acesso e consegue selecionar o que lhe atrai de acordo com o
seu comportamento, por isso os estudos de mercado devem estar sempre
em primeiro plano.
Além de Posicionar a sua organização como a melhor, maior ou a
primeira, o profissional de Marketing deve compreender claramente o
que o consumidor pode entender na campanha que será lançada para
reposicionar a concorrência, são vários os critérios que podem
definir o sucesso ou não desta ação.
Quando algumas regras básicas de ética e respeito não são bem
compreendidas pelas empresas o efeito contrário é obtido, ao
contrário do que se imagina o consumidor acaba optando por adquirir
os produtos do concorrente, pois ao entrar em contato com a campanha
da sua empresa percebeu que a sua organização não tem os mesmos
valores que o cliente.
Estudar e compreender o comportamento do consumidor é fundamental,
saber exatamente como ele enxerga uma Marca e um produto acabam por
direcionar a forma mais acetiável de realizar uma ação de
reposicionamento da concorrência no mercado.
O reposicionamento da concorrência exige um alto nível de
conhecimento do mercado, do consumidor e do poder da Marca na mente
do consumidor, e não deve ser feito sem antes estudar os efeitos, as
oportunidades e ameaças dessa ação.
Para que todas as ações obtenham sucesso, é necessário saber
claramente quais são os objetivos da ação, conhecer a capacidade da
empresa e como o consumidor reagirá diante da campanha, sem esquecer
de realizar um planejamento que defina as diretrizes e etapas de
cada processo.