Responsabilidade Social das Empresas
Por Luciana Horta
19/06/2007
Em uma época – 1900, na Revolução Industrial, o lema era Relações
Industriais, onde se importava a produção acima de qualquer coisa,
inclusive das pessoas. O foco era a tradição, o passado.
Passados alguns anos, final da 2ª Guerra Mundial, com muita mudança
e transição, chegou a Era da Informação - década de 90, com culturas
organizacionais focadas no futuro, valorizando o conhecimento,
lidando com as pessoas como seres humanos pro ativos, dotados de
inteligência e habilidades.
Tecnologias cada vez mais avançadas, máquinas e robôs substituindo e
ajudando no trabalho das pessoas, produção cada vez mais acelerada.
Gestão da Qualidade, Gestão do Meio Ambiente, Gestão da Segurança no
Trabalho, Qualidade de Vida no Trabalho, tudo para padronizar
processos, aumentar a satisfação dos funcionários no trabalho,
diminuir o turnover, reter talentos e atrair outros, fidelizar
clientes e captar outros e, por aí vai...
O lema hoje é Responsabilidade Social das Empresas. Nunca ouvi falar
tanto disso!
Mas, lembro-me bem, que recentemente – 2002, quando era Gerente de
Recursos Humanos de uma grande empresa, já nos ocupávamos com isso.
Oferecíamos apoio à comunidade, em escolas da região através de
investimentos em livros para os alunos, contribuição com cestas
básicas para os professores, cuidados com os jardins da escola,
palestras educativas, entre outras atividades. No entanto, isso não
era tratado como um Marketing Empresarial e, sim, como uma ocupação
em retribuir à região, a qual provia de mão de obra a empresa, pois
a maior parte do quadro de funcionários ali residia. Era uma maneira
de beneficiar os funcionários indiretamente, melhorando a educação
escolar de seus filhos, netos ou familiares.
Hoje escuto falar que empresas têm responsabilidade social, porque
contratam portadores de deficiência ou porque são éticas e cumprem
seus deveres legais e morais. Mas isto não é responsabilidade
social! É uma OBRIGAÇÃO das empresas! Será que vamos começar a
confundir obrigações lícitas com cuidados sociais?
Ao meu entender, Responsabilidade Social não vem de fora para dentro
e, sim, ao contrário.
Começa com o respeito aos que trabalham na organização, aos seus
valores, culturas e crenças. Com o respeito às condições de trabalho
oferecidas pela organização.
Continua com a ocupação em atender seus clientes e fornecedores
externos com qualidade – pontualidade e conformidade.
Depois disso, pode ser possível pensar em Responsabilidade Social no
seu conceito mais amplo, onde as empresas possam identificar formas
inovadoras e eficazes de atuar em parceria com os públicos afetados
por suas atividades.
Uma pesquisa recente realizada pela Market Analysis revelou que 76%
dos consumidores brasileiros acreditam que podem influenciar a
atitude das empresas por meio do poder de compra. Ao preferir
produtos e serviços sustentáveis, o consumidor valoriza as empresas
que pautam suas operações pelos princípios da Responsabilidade
Social: conservação do meio ambiente, respeito aos funcionários,
envolvimento em ações na comunidade. E a preocupação é tanta que
está em fase de elaboração, a ISO 26.000, que fala da
Responsabilidade Social das Empresas, com previsão de lançamento em
2008. Essa ISO, está sendo encabeçada por 2 países, um desenvolvido
que é a Suécia e outro em desenvolvimento que é o Brasil, que
participa pela 1ª vez da elaboração de uma ISO. O papel dessa ISO é
tentar difundir de uma forma sistematizada, o que as empresas podem
fazer, e apresentará diretrizes de Responsabilidade Social e
orientações a organizações de diferentes portes.
Então, antes da ISO 26.000, ainda temos algum tempo para fazer
algo... Vamos começar a fazer nossa parte, de dentro para fora,
buscando a humanidade que está lá dentro de cada um esperando para
ser tocada e começar a agir! Eu posso, você pode e, juntos, faremos
a diferença.
Luciana Horta é Psicóloga, Especialista em Gestão de Pessoas (RH) e
em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Mestranda em
Administração e Professora Universitária. E-mail:
hortaluciana@yahoo.com.br