Os rumos da criatividade em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
26/07/2007
A criatividade é exigida constantemente pelas organizações, mas em
muitos casos é um fator que deve ficar guardado em uma gaveta,
sempre que surgem idéias novas ou mirabolantes são logo descartadas
pelos gestores ou até mesmo por seus idealizadores.
Naturalmente o ser humano têm a criatividade como um pensamento
mágico, uma inspiração divina ou até mesmo no fato de não fazer nada
e a idéia simplesmente surgir na mente, mas acaba se esquecendo de
que a criatividade depende do seu nível de conhecimento, do modo
como costuma realizar as tarefas e principalmente da capacidade de
enxergar o que os demais não enxergam.
Inúmeras empresas optam por colaboradores criativos que mal são
utilizados, são contratados para que a concorrência não invista em
seu potencial criativo e ganhe o seu mercado.
Da mesma forma há empresas que buscam justamente pessoas criativas
para exercitar toda a sua criatividade no dia a dia da organização.
Mas em determinado momento você pode chegar a pensar que não é uma
destas pessoas criativas, que não tem o dom da criatividade, isto é
um ledo engano, todas as pessoas são criativas, todas podem criar
soluções com base em seus conhecimentos, o que diferencia umas das
outras é justamente a área onde a criatividade é aplicada.
Ainda assim você pode pensar que sua criatividade é baixa, o que
pode ocorrer é que o ambiente não auxilie a desenvolver o lado
criativo, que a aplicação do conhecimento não seja favorecido por
fatores externos que interferem diretamente no pensamento,
atrapalham a concentração e não permitem solucionar alguns
questionamentos.
Em certos momentos o uso da criatividade serve de base para a
geração de idéias fantásticas, o que ocorre com freqüência em
brainstorms (em uma tradução literal tempestades cerebrais) e que
permitem gerar idéias em pouco tempo, para depois filtrá-las e
utilizá-las corretamente, logicamente o volume de informações para
se realizar uma brainstorm deve ser considerável, adequando-se ao
local onde ela é realizada e ao seu objetivo.
Também existe a necessidade de se manter um foco ao filtrar as
idéias, pois em certos casos as idéias podem não ser bem
aproveitadas hoje, neste departamento ou organização, o que não
descarta a sua eficácia futura.
A todo momento a criatividade é utilizada, percebida ou não é fato
que todas as pessoas tem um determinado nível de criatividade
desenvolvida, que podem aplicar muito do seu conhecimento no dia a
dia e que geram grandes idéias, mesmo que de maneira mais simples.
Outro ponto muito comum é que você sempre pensa que para ser
criativo deve ter uma idéia super complexa, que somente os doutores
possam compreender ou para impressionar os diretores da organização,
na verdade quanto mais simples for o conceito, mais facilmente será
explicado, o que não descarta um grau mais elevado de compreensão.
A criatividade pode ser considerada uma capacidade inata ao homem,
que transforma a sua forma de enxergar o mundo e o transforma de
acordo com suas necessidades.