Ruptura Tecnológica
Por Rafael Mauricio Menshhein
08/02/2007
Romper barreiras faz parte da vida do ser humano desde o início de
seus dias, muitas ferramentas foram criadas para facilitar a vida do
homem e com o passar dos tempos tudo foi aprimorado, adaptado à
época e as necessidades.
O consumidor, atualmente, é um dos grandes focos de certas empresas,
todas as estratégias são elaboradas para que a satisfação de desejos
e necessidades seja plena, por isso inúmeras Pesquisas são
elaboradas, estudos de mercado são constantes e aprender é sempre um
exercício fundamental.
Quando existe uma tecnologia que domina o mercado, muitos podem
imaginar que o produto ou serviço irá durar para sempre, o que não é
verdade, porque sempre existe o ciclo de vida e em certos casos o
que ocorre é a revitalização constante do produto que atingiu a
maturidade.
O ser humano sempre esteve rodeado de ferramentas para auxiliá-lo,
também optou por substituí-las quando percebeu um Valor maior em um
outro produto.
Alguns produtos foram substituídos porque houve uma ruptura
tecnológica em dado momento, ou seja, a evolução da aplicação de
determinados conceitos, entre os quais podem ser citados exemplos
como:
Máquinas de escrever: foram substituídos pelos computadores
pessoais, mesmo assim ainda houve casos em que empresas continuaram
a fabricar o produto porque eram líderes de mercado e as pessoas
continuariam a comprar seus produtos;
Telefone residencial e móvel: hoje existe um movimento que une os
dois, não há mais a necessidade de se comprar um telefone para sua
casa e outro, um aparelho celular, para que as pessoas mantenham
contato enquanto está fora de casa, no trabalho ou viajando;
Jornais: um dos grandes movimentos que existe hoje é substituir o
jornal clássico de papel por um modelo mais atual, com alta
tecnologia e que não precise ser comprado diariamente, basta a
pessoa passar em um quiosque e fazer baixar (download) as notícias
do dia, mais prático leve e que pode ser atualizado rapidamente;
Televisão: com o advento da tv digital o conceito de telespectador
irá mudar, logicamente a tv digital é uma evolução que integra a
Internet e um aparelho muito conhecido de todos, traz facilidades e
dessa forma deixa o espectador escolher o que e quando quer
assistir;
Música: as grandes gravadoras perderam muito tempo ao manter seu
padrão de venda de CDs, faltou visão dos executivos, preço altamente
abusivo e falta de qualidade dos artistas fez com que a Internet e
padrões como MP3, WMA, OGG entre outros dominasse o mercado, então
hoje as gravadoras estão oferecendo músicas para download em páginas
especializadas por preços relativamente baixos, o que têm atraído um
bom público.
Também existem casos em que não houve a ruptura tecnológica
anunciada, os livros digitais (e-books) são um exemplo, mesmo com a
facilidade de estar em casa, ou mesmo andando na rua e fazer o
download do livro, o público ainda prefere comprar livros de papel,
devido ao contato com a obra, é uma química existente que pode
demorar para ser superada neste início de século XXI, mas irá sofrer
mudanças um pouco mais lentas.
O maior desafio talvez não seja bater a concorrência, mas estar
preparado para a geração futura de consumidores, com novos
conceitos, novas experiências e aprendizados, por isso é vital que o
profissional de Marketing conheça e estude constantemente seu
mercado.