Sazonalidade em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
15/02/2007
Muitos produtos ou serviços sofrem com a sazonalidade, um dos
principais motivos que levam a queda da procura é sua aplicação,
para o consumidor a empresa entrega o produto ou presta o serviço e
ponto final, mas o mercado exige muito mais do que isso, então as
organizações devem preparar-se para vender muito além do que o
habitual.
As vendas de produtos e serviços, na maioria das empresas, é
pontual, somente quando o cliente necessita é dada a devida atenção
àquele que sustenta o mercado.
Algumas organizações ainda focam a produção ou seu produto, sofrem
com a perda de vendas em determinadas épocas do ano por não
entenderem realmente o que vendem, desconhecem o que o consumidor
compra e não efetuam Pesquisas de mercado.
Há produtos ou serviços que realmente são muito mais vendidos em um
período do ano, como:
Chocolates: o maior índice de compras de chocolates se dá durante o
período da Páscoa, a população em geral busca este produto somente
neste época do ano, então muitas empresas que trabalham nesse
Segmento acabam por aumentar sua receita em um curto espaço de
tempo, pois o seu foco é apenas a produção;
Cerveja: a época mais natural de consumo de cerveja é o verão, no
Brasil ainda há o conceito de que determinados produtos tem uma
época para consumo, assim como o chocolate as empresas que produzem
cerveja vêem suas receitas aumentarem neste período, o que também
pode revelar que seu foco ainda está na produção, perdendo muito
mercado por utilizar uma estratégia muito pontual;
Sorvete: o maior consumo se dá durante o verão, onde o calor gera
demanda pelo produto e com isso a oferta aumenta vertiginosamente,
na Europa o consumo de sorvete é distribuído ao longo do ano, os
diferenciais de oferta do produto facilitaram o consumo em qualquer
dia do ano, independente da estação;
Academias: muito procuradas pouco antes do verão, os serviços ganham
uma demanda muito maior, especialmente quando a população tende a ir
às praias e necessita um corpo perfeito para exibir;
Roupas destinadas a uma estação do ano: logicamente não há como
utilizar roupas de inverno durante o verão, a não ser que o clima
varie constantemente ou haja o surgimento de algum fenômeno
meteorológico que faça necessário o uso de tais roupas.
O mercado é sazonal quando o foco das organizações ainda é o
produto, a aceitação do público é boa quando um produto é ofertado
de outra maneira.
Trabalhar com diferenciais é um dos segredos para eliminar esta
barreira, como também existe a maneira correta para se trabalhar com
a cultura da população, então o profissional de Marketing deve
sempre estar atento ao mercado, compreender a Pesquisa realizada e
buscar a melhor forma de evitar que sua empresa seja apenas mais uma
no mercado.