Segmentação do Mercado Alvo em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
17/10/2006
No início de todo o processo de elaboração de uma campanha de
Marketing há a necessidade de conhecer quem é o público ao qual será
direcionado todo o esforço e estratégias, definindo claramente quem
é o ponto final do consumo, sem esquecer de seu feedback posterior e
compras futuras do produto, que trará mais retorno e certamente
sentirá prazer ao adquirir o que é um produto criado para atender às
suas necessidades e que por muito tempo foi aguardado.
Ao dividir este mercado em pedaços, podem ser atingidos os objetivos
traçados nas estratégias de Marketing, entregar o produto perfeito
para o cliente ou consumidor certo, da forma que ele sempre esperou
e com algo a mais do que o esperado, mas para que tudo isso dê certo
é necessário estudar muito bem quais os pontos a serem atacados,
qual a capacidade da sua empresa atingir aquele público-alvo e as
chances do produto estar adequado ao tempo e desejos dos
consumidores.
Com os novos pequenos grupos, criados pela Segmentação, atendem-se
números relativamente pequenos de consumidores, quando comparados ao
mercado total disponível para todas as organizações, estruturando e
focando exatamente os objetivos, quais são as melhores maneiras de
trazer novos consumidores e manter os que já são consumidores
declarados dos produtos e criar ainda mais “novidades”, atraindo-os
e encantando-os ainda mais do que seus concorrentes no mercado.
O tamanho da empresa não via influenciar diretamente no seu poder de
atingir muitos mercados, trazer mais consumidores e atender a todas
as necessidades, pois cada empresa adapta-se ao planejamento
elaborado e atinge primeiramente o que está definido, sempre
embasando-se em pesquisas elaboradas da forma correta e que dão a
oportunidade do Marketing entender o que está dentro da cabeça do
consumidor, seus sonhos são praticamente contados e os desejos são
atendidos quando uma pesquisa é elaborada de forma a não deixar
nenhuma brecha ou detalhe escapar aos olhos da empresa.
As organizações devem procurar atingir inúmeros públicos-alvo, mas
cada campanha gerada pelo Marketing deve conhecer o terreno que
atua, suas particularidades e como ganhar a preferência, ter mais
consumidores que seus concorrentes e manter aqueles que realmente
são defensores dos produtos e Marcas da empresa, deve haver uma
relação muito próxima entre o Marketing e o público-alvo, coletar
dados e pesquisar o que há na mente do consumidor exige dedicação e
pode levar tempo, mas é claramente vantajoso para qualquer empresa
que saiba da importância do consumidor no mercado e que todas as
suas ações são tomadas com relação ao mercado que atuam, aplicando
conceitos sobre a elaboração de estratégias que visam dar ao
mercado-alvo os produtos perfeitos.
Os consumidores são, até certo ponto, “similares”, possuem desejos e
necessidades a serem atendidas, por isso a Segmentação é tão
importante, definir o rosto do consumidor que irá comprar os
produtos é unir toda a empresa em esforços e objetivos comuns, com
uma base sólida e com poucas chances de erro, desde que conheça
exatamente seus consumidores e façam valer todos os estudos
realizados para elaborar as estratégias, começando pela escolha do
mercado-alvo passando por pontos como a Propaganda, Logística,
Canais etc.
O mercado é gigantesco, suas possibilidades são imensas, mas nem
todos os consumidores estão disponíveis para todas as empresas, mas
pegar um determinado bloco de consumidores é uma saída estratégica
usada quando o Marketing realmente funciona e todos os departamentos
colaboram para que o foco seja mantido, os produtos e serviços
aperfeiçoados e, além disso, que seus consumidores tenham satisfação
em comprar os produtos, defendendo a empresa como se fosse sua e
levando na mente a idéia de comprar novamente o produto que ele
sonhou por muito tempo e que alguém tratou de “adivinhar” este
desejo não revelado.