Seja Vendedor
Por Paulo Araújo
31/05/2010
A atividade profissional de vendas é uma das mais antigas do mundo.
O comércio mundial sempre foi motivo para novas conquistas e até
guerras. A profissão de vendas é uma mistura de arte e ciência. Arte
pelo aspecto comportamental onde atributos como carisma,
persistência e entusiasmo são reconhecidos como fundamentais para
quem quer se dar bem nessa área e ciência porque requer o uso de
técnicas de gestão, como o planejamento, marketing ou softwares
específicos.
Mas como muitos já perceberam, goste ou não, todos somos vendedores.
Para conquistar aliados precisamos vender nosso peixe, inspirar
confiança e literalmente efetivar a venda.
Vamos ver como algumas técnicas de venda podem ajudar a sua carreira
independente da sua área de atuação.
Conheça seu cliente. Todo vendedor que se preze conhece o seu
cliente. Na hora do trabalho esqueça um pouco o lado da amizade e
pense em seu próximo como um cliente que precisa ser bem atendido.
Procure ter certeza e de forma clara o que o seu cliente interno
necessita. Use e abuse da comunicação, levante da cadeira e vá
conhecer a realidade do seu cliente. Faça com que todos de sua
equipe tenham a mesma mentalidade e transforme o seu setor em um
fornecedor de primeira linha.
Pesquise o seu cliente. Uma experiência muito válida seja ela
individual ou em equipe é ir perguntar ao cliente o que ele espera
ou do que precisa. Conheça os prazos do cliente, para quem ele está
fornecendo, enfim, procure ter uma visão do todo. É uma rede e
quanto mais você conhecer sobre ela melhor. Sugiro que você crie na
sua empresa a Semana do Cliente. Uma semana onde todos possam
visitar e conhecer um pouco mais sobre o trabalho alheio. Será ainda
melhor se puderem conhecer o cliente externo também.
Faça o pós-vendas. Na basta entregar, tem de se certificar se ficou
a contento. Tenha o hábito de após a entrega do trabalho ou produto
perguntar se está tudo bem ou o que pode ser melhorado. Dê um show
no atendimento e deixe claro que o seu cliente pode sempre contar
com você.
Faça parte da solução e não do problema. Não complique as coisas e
seja maleável. Aprenda a negociar e a ceder também, não fique o
tempo todo querendo implementar somente a sua ideia. Dê sugestões de
melhoria e seja ativo no processo. Integre sua equipe com a do seu
cliente, faça com que todos se conheçam melhor, inclusive com
atividades de integração e lazer. Quando as pessoas se conhecem tudo
fica mais fácil e aquele chopinho de sexta-feira faz milagres na
solução de problemas.
Surpreenda o cliente e tenha entusiasmo. Dê ao seu cliente o que ele
não espera. Não faça somente o básico. Pense em como aprimorar o
trabalho, ajudar de forma efetiva. Demonstre entusiasmo por estar
participando desse projeto ou por estar ajudando. Mostre que você se
importa e seja o maior exemplo. O entusiasmo é altamente contagiante
é vai fazer com que todos de sua equipe tenham a mesma visão. Evite
rixas ou briguinhas tolas com o cliente. Caso não dê para atender
diga a razão de forma clara e mostre a ele os seus problemas para
não fazer determinada tarefa. Aprender a dizer não é uma forma de
ser honesto com o próximo.
O cliente existe para todos. Sempre fornecemos algo para alguém e a
empresa moderna é aquela que tem o foco no cliente e do cliente.
Este processo tem e começar de dentro para fora da empresa. Faça a
sua parte. Você vai ver que logo, logo será um expert em vendas
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