Sobre Palestras e Palestrantes
Por Rogerio Martins
07/10/2008
Atualmente há um mercado onde a palavra “crise” está bastante
distante. O mercado de palestras, sejam elas motivacionais ou não,
está em franco crescimento. Nos últimos dez anos vê-se cada vez mais
seminários nacionais e internacionais, congressos preparados
especialmente para grupos profissionais como: recursos humanos,
vendas, marketing, logística, qualidade etc.
O fato é que esta vertente ascendente esconde algumas armadilhas,
tanto para o público e os contratantes, quanto para os profissionais
que atuam neste segmento. Como todo “boom” que se preze, surgem
pessoas e situações que devem ser cuidadosamente analisadas.
Muitos profissionais de empresas acreditam que, simplesmente,
realizar uma palestra motivacional fará com que os rumores e boatos
sejam encerrados. Outros crêem que o fato de contratar uma palestra
irá preparar todo seu pessoal para os novos desafios dos próximos
anos. E assim vai.
Nessa onda de crescimento surgem os oportunistas. Aqueles que sem
preparo e/ou experiência vêem neste mercado uma grande oportunidade
crescimento e de fazer dinheiro. Fama e riqueza. Que combinação
perfeita. Geralmente para alguém que nunca vivenciou a metade do que
expõe. Para cobrir isso, suas palestras são recheadas de efeitos
visuais ou frases de efeito e só.
Muitas vezes, o público sai comentando sobre o que acabou de ver e
ouvir: fantástico; brilhante; emocionante. Mas, e depois? O que
realmente o palestrante disse que vai servir de reflexão ou mudança
daqui há dois ou três dias? Que lições verdadeiras serão levadas
para casa e para o trabalho. Como elas serão aplicadas no dia-a-dia?
Contratar uma palestra ou palestrante é algo muito mais importante
do que se tem praticado ultimamente. Por isso, seguem três dicas
importantes para fazer do evento um grande sucesso:
1. Defina exatamente seu objetivo para a palestra. É comum ouvir
pessoas dizendo: “a palestra é pra motivar o pessoal, pois tá
chegando o fim de ano e precisamos ter todos motivados pra vender
mais”. Certamente, pessoas motivadas vendem mais. A questão é que de
nada adianta realizar uma palestra de sensibilização para motivação
e no dia-a-dia as pessoas não puderem praticar o que viram e
ouviram. É preciso ter coerência entre o evento e a realidade da
empresa. Procure fazer um evento onde as pessoas tenham conteúdo
prático, informação útil, mas também reflexão sobre postura e
comportamento.
2. Organize o evento de forma planejada. Lembro de uma situação que
ocorreu comigo, quando uma empresa contratou uma palestra para
aproximadamente 150 pessoas. Vários detalhes foram minuciosamente
conversados, inclusive os tópicos a serem abordados. No dia do
evento, que era realizado em outra cidade, houve um pequeno atraso e
fui avisado. Minha palestra estava programada para ter uma hora de
duração. Passou mais algum tempo e novamente vieram me avisar que a
programação estava atrasada e minha palestra teria que ser encurtada
em quinze minutos. Rapidamente fiz alguns ajustes e continuei
aguardando. Após algumas horas de atraso, chegou minha vez. Fui
informado que teria apenas trinta minutos para apresentar a palestra
que havia sido preparada para uma hora. Consegui apresentar, fazendo
alguns cortes possíveis e simplificando algumas informações. No
final senti que o público ficou com aquela sensação de quero mais. O
planejamento adequado do evento é fundamental para que não haja
atropelos e quebra de interesse dos participantes. Evite informações
demais. As pessoas também querem circular, conversar com os outros,
ver pessoas, descansar.
3. Escolha o melhor palestrante para o seu evento. Há situações onde
um renomado palestrante não se sai muito bem na palestra, mas não
por incompetência, e sim por não ser o melhor profissional para
falar para aquele público ou evento. Nome não é garantia de sucesso.
Sempre que possível conheça pessoalmente, mesmo que seja por
telefone. Pesquise seu currículo. Saiba onde já realizou
apresentações. Ouça opiniões a respeito. Veja se tem vídeos, livros,
formação adequada, experiência no que transmite. Enfim, faça uma
varredura para escolher “o seu palestrante”. Dias atrás vi um vídeo
no YouTube que me preocupou. Era um rapaz, bastante jovem, falando
sobre motivação. No vídeo ele imitava outro palestrante, mas não
obstante o fato de imitar, ele se portava feito um fanfarrão. Subia
na mesa, gesticulava de modo exagerado, falava de modo infantil, e
outras coisas que não vale a pena mencionar. Pensei: quem é este
garoto? Qual sua experiência para falar deste tema tão complexo e
delicado? Quais suas credenciais? Não o conheço, mas a impressão que
ficou é que a maioria dos palestrantes que lidam com motivação são
assim. Não é verdade.
Tomando alguns cuidados básicos qualquer evento poderá ser um
sucesso. Lembre-se: ter claro o objetivo do evento; estruturar um
bom planejamento; escolher um local e equipamentos apropriados para
o público e palestrante; estar atento a logística (recepção,
organização, alimentação, locomoção, material a ser distribuído); e
o melhor palestrante para o seu evento. Sucesso!
Rogerio Martins é Psicólogo, Consultor de Empresas e Palestrante.
Especialista em Liderança e Motivação. Sócio-Diretor da Persona
Consultoria e Eventos. Autor do livro Reflexões do Mundo
Corporativo. Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).