O sucesso das empresas em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
21/07/2007
Em certos momentos o sucesso de uma organização é comentado como
sorte, mas o que não se sabe é que a referida sorte nada mais é do
que puro trabalho, dedicação, disciplina e determinação, embasados
por um planejamento bem elaborado e pessoas dispostas a compartilhar
com todas as áreas as informações necessárias.
Além de manter um nível elevado de conhecimento, é muito importante
saber que rumo seguir, ou seja, planejar muito bem cada passo,
buscar informações no mercado que apontem quais serão os movimentos
dos concorrentes, qual é a aceitação do público com relação aos
produtos, que diferenciais são importantes, em que pontos estão os
diferentes ciclos de vida etc.
Ainda assim existem organizações que apenas seguem ou copiam as
demais, porque procuram a sorte ao fazer desta forma, até pode-se
aceitar que por um pequeno período de tempo esta estratégia possa
dar certo, mas o consumidor sempre quer seus desejos atendidos e nem
todas as organizações conseguem atingir esta exigência individual.
Com produtos cada vez mais iguais, no aspecto visual e funcional,
percebe-se que há uma grande procura por grandes diferenciais, os
consumidores sempre buscam a melhor relação de valor
(benefícios/custos) e também tem informações mais precisas
atualmente.
O que pode levar uma organização ao sucesso é justamente saber que
ninguém conquista espaço e reconhecimento em um curto espaço, os
anos iniciais de funcionamento de uma pequena empresa podem ser
determinantes para o seu sucesso.
Outro ponto interessante é a formação de parcerias, trazendo os
fornecedores para dentro do planejamento, pois sem eles não há
produção, instruindo muito bem os vendedores, se relacionando
adequadamente com seus clientes e sempre melhorando o desempenho de
todas as áreas.
Cada pessoa dentro da organização é importante, o que para alguns
pode parecer impossível, e que pode ser entendido com um exemplo um
pouco estranho: a perna mais importante de uma cadeira de três
pernas é aquela que está faltando.