Técnicas de Persuasão no Marketing Esportivo
Por Eduardo Acioli
29/05/2010
Acerca da elaboração de projetos esportivos, vimos, entre outras dicas,
que um projeto precisa deixar claro qual vem a ser o seu objetivo,
informando o que deseja do patrocinador e o que o mesmo receberá caso
aceite a parceria ora proposta. Tudo isso tem de ser feito da forma mais
sucinta possível.
Nesta edição, abordaremos, como prometido, sobre persuasão. É aí que a
‘luta’ tem início. Vale destacar uma técnica por mim adquirida após anos
de procura por patrocínio, a de que nunca se deve solicitar um
patrocínio em um canal direto, por meio de ‘você empresa’.
Isso porque, no mundo corporativo e público existe uma regra denominada
Lei do Comprometimento. Ou seja, se você solicita algo a algum
empresário e é prontamente atendido, surge então, mesmo que
inconscientemente, um comprometimento, uma possibilidade de retorno, uma
permuta. E quando o empresário não consegue enxergar este retorno, aí
sim fica muito difícil atingir o objetivo traçado.
Portanto, quando solicitar algo, utilize uma instituiçao ou pessoa de
influência na sociedade, como um conceituado político, um grande
empresário, uma universidade. Imagine se uma universidade diz que seu
projeto será benéfico e trará bons resultados. Quem duvidará? Isso sem
contar que a universidade tem inúmeros serviços que podem ser pactuados
como permuta para a empresa que apoiar seu projeto.
Esta técnica tem dado certo não só em Alagoas, mas também em grandes
metrópoles, como Nova Iorque, Miami, Buenos Aires e São Paulo. Isso
mostra que, apesar das diferenças culturais, a eficácia é garantida.
Outra forma de atuação igualmente interessante é associar ao pedido uma
possibiliadade mutio clara de vendas para a empresa solicitada. Cito um
exemplo. Se você solicita um patrocínio a uma construtura e informa que,
caso concluam a parceria, cada cliente que adquirir um apartamento
receberá um quimono como cortesia, o valor já deverá estar embutido no
projeto em foco.
Desta feita, você já começa a falar a língua do empresário, que, por
necessidade, sempre almeja um retorno em curto prazo. Imagine ser o
empresário e chegar a sua mesa uma solicitaçao de patrocínio que
oferece, além do fortalecimento da marca da empresa, uma proposta para
incremento às vendas. Certamente está solicitação estará à frente de
muitas outras.
Outro fator muito importante é inserir no projeto, de modo a
fortalecê-lo ainda mais, um espaço com fotos elucidativas. Mas o que
seria isso? Trata-se de um espaço destinado à disposição de fotos de
eventos anteriores que você teve a oportunidade de realizar e que,
devido à tamanha dedicação, foi-lhe muito importante. Para se ter uma
ideia, o Ministério dos Esportes solicita tal espaço para quem deseja
aprovação de financiamento de projetos nesta área. Mostrar as imagens ao
seu possível patrocinador gera credibilidade e facilita uma positiva
projeção à mente do mesmo, de forma que se garanta o sucesso da sugestão
e a certeza do retorno do investimento.
Eduardo Acioli, educador, Diretor de Marketing da Federação Alagoana de
Judô, Idealizador dos Projetos: Um Kimono Para Transformar e Atleta
Solidário.