Técnicas de Persuasão no Marketing Esportivo
Por Eduardo Acioli
29/05/2010

Acerca da elaboração de projetos esportivos, vimos, entre outras dicas, que um projeto precisa deixar claro qual vem a ser o seu objetivo, informando o que deseja do patrocinador e o que o mesmo receberá caso aceite a parceria ora proposta. Tudo isso tem de ser feito da forma mais sucinta possível.

Nesta edição, abordaremos, como prometido, sobre persuasão. É aí que a ‘luta’ tem início. Vale destacar uma técnica por mim adquirida após anos de procura por patrocínio, a de que nunca se deve solicitar um patrocínio em um canal direto, por meio de ‘você empresa’.

Isso porque, no mundo corporativo e público existe uma regra denominada Lei do Comprometimento. Ou seja, se você solicita algo a algum empresário e é prontamente atendido, surge então, mesmo que inconscientemente, um comprometimento, uma possibilidade de retorno, uma permuta. E quando o empresário não consegue enxergar este retorno, aí sim fica muito difícil atingir o objetivo traçado.

Portanto, quando solicitar algo, utilize uma instituiçao ou pessoa de influência na sociedade, como um conceituado político, um grande empresário, uma universidade. Imagine se uma universidade diz que seu projeto será benéfico e trará bons resultados. Quem duvidará? Isso sem contar que a universidade tem inúmeros serviços que podem ser pactuados como permuta para a empresa que apoiar seu projeto.

Esta técnica tem dado certo não só em Alagoas, mas também em grandes metrópoles, como Nova Iorque, Miami, Buenos Aires e São Paulo. Isso mostra que, apesar das diferenças culturais, a eficácia é garantida.

Outra forma de atuação igualmente interessante é associar ao pedido uma possibiliadade mutio clara de vendas para a empresa solicitada. Cito um exemplo. Se você solicita um patrocínio a uma construtura e informa que, caso concluam a parceria, cada cliente que adquirir um apartamento receberá um quimono como cortesia, o valor já deverá estar embutido no projeto em foco.

Desta feita, você já começa a falar a língua do empresário, que, por necessidade, sempre almeja um retorno em curto prazo. Imagine ser o empresário e chegar a sua mesa uma solicitaçao de patrocínio que oferece, além do fortalecimento da marca da empresa, uma proposta para incremento às vendas. Certamente está solicitação estará à frente de muitas outras.

Outro fator muito importante é inserir no projeto, de modo a fortalecê-lo ainda mais, um espaço com fotos elucidativas. Mas o que seria isso? Trata-se de um espaço destinado à disposição de fotos de eventos anteriores que você teve a oportunidade de realizar e que, devido à tamanha dedicação, foi-lhe muito importante. Para se ter uma ideia, o Ministério dos Esportes solicita tal espaço para quem deseja aprovação de financiamento de projetos nesta área. Mostrar as imagens ao seu possível patrocinador gera credibilidade e facilita uma positiva projeção à mente do mesmo, de forma que se garanta o sucesso da sugestão e a certeza do retorno do investimento.

Eduardo Acioli, educador, Diretor de Marketing da Federação Alagoana de Judô, Idealizador dos Projetos: Um Kimono Para Transformar e Atleta Solidário.