A Teoria dos Jogos Aplicada ao Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
25/11/2006
O mercado é um campo onde todos buscam os mesmos objetivos, o
principal deles é o sucesso, mas não há como ter sucesso quando uma
pessoa despreparada, sempre um marqueteiro, encontra-se em seu time
ou equipe de trabalho, este tipo de pessoa não têm capacidade para
desenvolver um simples projeto e ainda assim propaga o “eu acho
isso”, e achar não leva a lugar algum.
John Nash define que “Um jogo é uma situação onde ocorrem interações
entre agentes racionais que se comportam de forma estratégica
visando atingir um objetivo que depende do comportamento de todos os
agentes envolvidos”.
Agente: participante de um jogo. Pode ser um indivíduo, um grupo de
indivíduos, uma empresa ou até mesmo o governo. Em Teoria dos Jogos
são chamados de jogadores (players);
Racionalidade: os indivíduos procuram usar o meios mais adequados
para atingir seus objetivos;
Comportamento estratégico: cada jogador toma decisões considerando
que suas decisões terão efeitos sobre os outros jogadores, bem como
as decisões dos outros jogadores terão efeitos sobre suas decisões.
Exatamente como no mercado, onde existem os players e cada um deles
trata de elaborar suas estratégias da melhor forma possível para
impedir que o concorrente chegue na frente, aproveitando-se do seu
profissional de Marketing e dando-lhe os dados, informações e tempo
de estudos para desenvolver as estratégias e ganhando, dessa forma,
melhores condições para conduzir o que fôra previamente planejado.
Existem jogos que são representados em sua forma estendida, sua
apresentação é feita por meio de árvores dos jogos, esta forma é
usada para representar jogos onde as ações obedecem um padrão
temporal, o mercado exige rapidez, mas suas variáveis são como as
ramificações das árvores, todos sabem que as árvores crescem, mas
não se pode deixar de perceber que o ambiente influencia o
crescimento desta árvore, como no mercado em que o macro e micro
ambientes influenciam as decisões tomadas pela organização.
As características de uma árvore são:
Todo nó deve ser precedido por, no máximo, um outro nó;
Nenhuma trajetória pode ligar um nó a ele mesmo;
Todo nó na árvore de um jogo deve ser sucessor de um único e mesmo
nó inicial.
Um jogo é dito seqüencial quando os jogadores executam suas ações de
acordo com uma ordem pré-determinada, os exemplos podem ser:
Mercado como empresa líder;
Um país deve decidir se deve aderir a um tratado de não proliferação
de armas;
Guerra dos sexos para cavalheiros.
Os conceitos importantes são:
Estratégia: é um plano de ações que especifica, para um determinado
jogador, qual ação tomar, em todos os momentos que terá que decidir
o que fazer;
Conjunto de informações: é formado pelos nós que o jogador acredita
poder ter alcançado em uma determinada etapa do jogo quando é a sua
vez de jogar.
Um conjunto de estratégias constitui um Equilíbrio de Nash se a
escolha de cada jogador for ótima, dada a escolha de todos os outros
jogadores; o Equilíbrio de Nash implica em não arrependimento; desta
forma percebe-se a importância dada aos estudos de mercado e as
informações que estão disponíveis para todos os concorrentes, hoje
não há mais como guardar por muito tempo uma estratégia, mas com
diferenciais e um profissional de Marketing parte do jogo já está
bem encaminhado.
O mercado pode ser comparado a um campo de futebol, onde a torcida é
o consumidor e o objetivo é marcar o gol, fazendo com que suas
estratégias suplantem os adversários e dêem vantagens em todos os
aspectos, por isso é que as organizações devem aprender com o
mercado e seus concorrentes como agir, pois sempre há uma reação
para toda ação tomada.
Fonte: FIANI, Ronaldo; Teoria dos Jogos, Ed. Campus, 2004.