Teste A/B para Email Marketing
Por Karen Vedoveli
03/01/2011
Teste A/B é um método de teste de marketing que consiste em
selecionar várias amostras do público e aplicá-las em situações
diferentes a fim de melhorar as taxas de retorno. Este teste é muito
utilizado em diversas situações do marketing e pode ser aproveitado
no email marketing também.
Antes de enviar o email marketing para toda a base de contatos,
pense em dois ou três subjects diferentes. Pegue a base e retire uma
amostra equivalente a 10% dela.
Depois disso, divida essa amostra em três partes iguais. Faça três
envios de email selecionando um subject para cada uma delas. O envio
que der maior retorno tem o subject que chama mais atenção. Use esse
subject que desencadeou o maior número de cliques e visualizações
para enviar ao restante da base.
Se a base de contatos for muito grande, fazer a manipulação da mesma
como mencionado acima não é aconselhável. Desta forma, utilize
segmentação a partir de um ID do contato (número de identificação).
Envie para uma parcela de pares, outra parcela de ímpares, ou faça
segmentações a partir dessa variável.
O teste de subject é uma das situações na qual o teste A/B pode ser
aplicado. Também é possível aplicar o mesmo conceito para escolher o
melhor dia da semana, do mês, horário, ou mesmo para escolher a
promoção que poderá ter o maior destaque na mensagem do email
marketing. Abuse do teste A/B e tome decisões embasadas em
resultados reais.
*Karen Vedoveli é Atendimento da VIRID Interatividade Digital,
Proprietária das plataformas Virtual Target e Zartana -
karen@virid.com.br