Os testes de produtos e serviços em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
25/05/2007
Envolver o cliente no processo de elaboração de novos produtos e
serviços traz soluções e perspectivas não notadas pela empresa, em
certos momentos uma pesquisa pode deixar de fora alguns pontos
importantes e que definem o sucesso do mesmo no mercado.
O cliente está mais informado, consulta seus amigos para adquirir um
produto ou serviço, pesquisa as características, os atributos, faz
testes e contribui para a melhoria e aperfeiçoamento.
Atualmente inúmeras empresas optam por oferecer aos consumidores
condições em que o teste de um produto é comum e presente na
concorrência, como o test-drive de automóveis.
Permitir que o cliente conheça mais profundamente o produto é um
investimento de longo prazo, deve fazer parte da cultura da
organização e acompanhar o desenvolvimento do mercado, não basta
somente dizer que o cliente pode testar o modelo X e não o Y, algo
que acaba acontecendo em algumas lojas e que têm demonstrado um
grande volume de devoluções do modelo Y.
O cliente, hoje, é, em parte, dono da marca, ele auxilia a construir
um produto, participa de pesquisas e tem o desejo de adquirir o
fruto de uma pesquisa em que ele participou.
Outro segmento onde os testes são comuns, é o de programas
(softwares), em que os usuários colaboram com o desenvolvimento e
melhorias, utilizando versões Beta e informando ao fabricante o que
pode ser simplificado, melhorado e atualizado.
Naturalmente o tempo de teste destes programas pode ser alongado, o
compromisso com a entrega de um produto de alto nível é
indispensável e faz parte das expectativas dos consumidores que
testaram e deram o feedback sobre as correções necessárias.
Em um mercado altamente competitivo e globalizado, toda e qualquer
vantagem competitiva deve ser utilizada pela empresa para informar
ao consumidor as qualidades e atributos de seus produtos.
Mesmo com a grande concorrência de produtos de preço mais baixo, a
busca por qualidade é inerente ao ser humano, os clientes sempre
desejam receber o melhor, que funcione corretamente e atenda às
necessidades.
Cada público-alvo possui um nível de exigência, o significado de
qualidade é diferente para cada pessoa, mas pode ser aproximado e
formar um grupo de consumidores com desejos e necessidades muito
semelhantes, até mesmo quando o assunto é qualidade.
A cada dia novos produtos e serviços surgem ao redor do mundo, novas
exigências são percebidas e o cliente participa cada vez mais
ativamente do processo de pesquisa e desenvolvimento, e isso tem
impacto direto no mercado, na prospecção de novos clientes e no
simples manter da base de consumidores já fidelizados.