Todo Empreendedor tem uma missão
Por: Dalmir Sant'Anna
05/09/2008
Você já constatou que todo empreendedor conta com uma missão
definida de onde desejar chegar? Você analisou e observou que em
inúmeras empresas há um quadro descrevendo a missão da organização?
E o que é esta missão? Conforme as ferramentas para estruturação do
planejamento estratégico, a missão é um documento escrito, inserido
nas metodologias de teorias administrativas, que possibilita o
estabelecimento de um rumo, contendo as primícias da razão de viver
da empresa.
Elaborar uma missão - Para elaborar uma missão, normalmente é
necessário determinar qual o negócio da empresa, motivos da sua
existência e os tipos de atividades desenvolvidos, tendo sempre a
seguinte pergunta: Onde se deseja chegar com a empresa? Observe dois
fatores relevantes para elaborar uma missão: o envolvimento dos
colaboradores e a coragem para assumir riscos calculados, tendo como
primícias a inovação, eficiência e a busca de qualidade.
Constante atualização – A missão deve ser alterada anualmente
conforme as metas, os objetivos e a visão previamente estabelecida,
ou seja, a missão de um empreendedor não é algo mantido
permanentemente, mas algo que sofre alteração anualmente conforme
estruturado e organizado na construção do planejamento estratégico.
O empreendedor que tem uma missão mantém os olhos na constante
atualização com a fixação de metas com objetividade e observando as
estratégias de mercado.
Equilíbrio pessoal e profissional – Todo empreendedor planejou e
continuamente realiza o planejamento de novas conquistas,
equilibrando vida pessoal e profissional. Observe que há pessoas que
pagam um alto preço para alcançar os resultados esperados, e
esquecem de completar suas emoções com sentimentos de afeto,
gratidão, valorização e convivência familiar. Aliar o equilíbrio
entre sua paixão pelo trabalho e o bem estar pessoal permite
conquistar resultados mais satisfatórios.
O empreendedor que tem uma missão, conta como característica
marcante, a iniciativa e a busca constante por novas oportunidades.
Dedica seu tempo com perseverança e comprometimento para fortalecer
e manter sua rede de contatos (networking). Você tem certeza de que
seus colaboradores sabem onde sua empresa deseja chegar? Caso sua
resposta foi negativa, antes de fixar a missão na parede, realize
uma reunião com todos os colaboradores, isto mesmo, com todos os
colaboradores para mostrar onde a empresa deseja chegar com esta
missão. Acredite que o envolvimento será maior, pois seus
colaboradores estarão percebendo na prática que fazem parte do
negócio.
Dalmir Sant’Anna – Palestrante Mágico®, autor do livro "Menos pode
ser Mais" (editora Odorizzi), pós-graduado em Gestão de Pessoas,
bacharel em Comunicação Social e mágico profissional. Visite o site:
www.dalmir.com.br.