Trade Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
27/10/2006
Com a competitividade cada vez mais acirrada no mercado, é
necessário o profissional de Marketing aprofundar cada vez mais os
estudos relacionados ao consumidor, toda e qualquer variável deve
estar disponível para que as estratégias tenham um impacto melhor
quando a campanha é lançada e conquista o público-alvo da melhor
forma.
A Segmentação do mercado faz com que a cada dia mais e mais nichos,
ou “blocos”, de consumidores apareçam e sejam procurados para que a
empresa conquiste a preferência antes dos concorrentes, é um árduo
trabalho, requer muitos estudos direcionados aos mais variados
perfis de consumidores e estratégias bem elaboradas são um item
mínimo neste ambiente, pois com o surgimento de grupos cada vez mais
exclusivos no mercado fica claro que toda e qualquer ação deve ser
pensada com um foco muito bem definido e que proporciona várias
possibilidades para cada organização.
Quando o foco estratégico do Trade Marketing é colocado no mercado
para que os consumidores tenham produtos mais especializados,
percebe-se que o número de empresas que buscam espaço é gigantesco,
pois qualquer diferencial pode gerar ganhos em termos financeiros e
de aumento nas vendas, na verdade o Trade Marketing parte do
princípio de unir, ou direcionar de melhor forma a relação
empresa-consumidor, para que a concorrência não chegue na frente e
tome aquela fatia específica do mercado.
Os nichos estão cada vez mais tomando espaço nas estratégias de
Marketing, a capacidade de gerar informações úteis por meio dos
sistemas de CRM faz com que cada organização possa usar sabiamente
todo este conjunto e dê ao seu segmento ou nicho o melhor produto
quando comparado com os demais, mas nem sempre utilizam-se as
informações corretas para elaborar uma estratégia de Marketing
realmente eficaz, muitos marqueteiros ainda preferem o feeling,
enquanto os profissionais de Marketing buscam estudar todas as
possibilidades daqueles produtos ofertados e do consumidor que deve
buscar no mercado.
Um dos pontos mais interessantes do Trade Marketing é a integração e
interação mais próxima entre a empresa e o consumidor, os
pontos-de-venda são fontes de busca de informações realmente vitais,
que influenciam todo o planejamento, elaboração de estratégias,
busca por informações de produção e até os Canais que devem ser
usados.
Conseguir entender o mercado em sua totalidade não é possível para
nenhum profissional de Marketing, mas estudar ao máximo todas as
variáveis e buscar conhecimentos para dar aos consumidores produtos
com Valor é algo que trará um resultado muito melhor para a empresa
e todos os seus colaboradores.
Saber que a diferenciação de produtos é outro ponto muito importante
no mercado atual é ter a oportunidade de estudar muito mais a fundo
a concorrência, ter mais possibilidades de explorar os erros deles e
então encantar o consumidor, ou até mesmo superar suas expectativas,
pois muito mais do que satisfazer desejos e necessidades, é
necessário ao Marketing e seus profissionais ofertarem ao mercado o
melhor e mais adequado produto para aquela necessidade específica e
surpreendê-lo em algum ponto.
Muito mais do que colocar produtos no mercado, é tarefa de toda a
organização, não somente do Marketing, estar atento ao mercado e à
concorrência ferrenha causada pela globalização e todos os produtos
que estão conquistando consumidores e formando um número maior de
segmentos e nichos.