Treine seu pessoal de atendimento
Por Rogerio Martins
22/09/2008
Muitas empresas continuam investindo valores elevados em marketing,
imagem da organização, design e tantos outros fatores importantes
para aumentar os lucros e garantir uma percepção positiva dos
clientes frente seus produtos e serviços.
O fato é que preço, variedade de produtos e serviços, embalagem,
tecnologia, qualidade, logística, prazo e condições de pagamento são
importantes, mas podem ser igualados pelos concorrentes.
O que faz realmente a diferença no mercado cada vez mais competitivo
são as pessoas. Pessoas atenciosas e preparadas técnica e
comportamentalmente para lidar com o dia a dia dos negócios e suas
exceções.
Investir em formação e desenvolvimento das pessoas que lidam direta
e indiretamente com o público é fundamental para o sucesso de
qualquer organização.
A recepcionista, a copeira e o porteiro são tão importantes para a
imagem da empresa, quanto o vendedor ou o diretor. Quem nunca passou
por situações constrangedoras na recepção de alguma empresa? Certa
vez aguardava ser atendido e ouvia a "mocinha da recepção" comentar
em tom elevado sua insatisfação sobre o valor do vale alimentação
que a empresa fornecia. Um absurdo. Pensei: o que eu tenho a ver com
isso? Que empresa é essa que trata seus funcionários desta forma?
Em outra ocasião fui tratado de forma abrutalhada e desrespeitosa
pelo manobrista de uma empresa de serviços odontológicos. Tudo
ocorreu porque estacionei meu carro em uma vaga supostamente
destinada ao veículo da empresa. A vaga em questão foi
deliberadamente demarcada pela empresa para benefício próprio sem
autorização da prefeitura ou qualquer órgão competente. Esta empresa
investe maciçamente em divulgação na TV e em diversos stands
cuidadosamente preparados para encantar seus clientes. Na hora em
que você vai até a empresa: surpresa, mau atendimento e despreparo
por parte dos funcionários e prestadores de serviços.
Todos estão sujeitos a situações como estas e outras ainda piores,
mas tudo pode ser minimizado ou até mesmo evitado com treinamento e
qualificação daqueles que lidam com o público.
Para que os resultados sejam evidentes é fundamental que este
investimento seja contínuo. Não basta realizar um curso ou palestra
e acreditar que todos estarão preparados. O ser humano é dinâmico,
assim como o mercado e suas necessidades. Portanto, realizar eventos
freqüentes com ações variadas é que garantirá o sucesso da relação
entre a empresa e seus clientes.
Lembre-se que a cadeia de relacionamento com o cliente vai além do
vendedor e comprador. Envolve todos que lidam com o público. A
imagem positiva de uma organização é construída por todos estes
detalhes. É preciso conciliar os investimentos em marketing,
capacitação técnica e aprimoramento comportamental para garantir
sustentabilidade e resultados.
Rogerio Martins é Psicólogo, Consultor de Empresas e Palestrante.
Especialista em Liderança e Motivação. Sócio-Diretor da Persona
Consultoria e Eventos. Autor do livro Reflexões do Mundo
Corporativo. Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).