Tryvertising: essa moda pega!
Por Paula Zago
14/01/2011
Saber a opinião do consumidor em relação a um produto é primordial,
seja para o lançamento ou aperfeiçoamento do mesmo. Hoje em dia, há
diversas ferramentas disponíveis para a realização das "pesquisas de
mercado", sejam elas de forma eletrônica ou impressa, qualitativa ou
quantitativa, e por aí vai.
Em recente artigo, comentei a respeito das redes sociais como
ferramenta de feedback e acompanhamento. Neste artigo, pretendo
expor um pouco melhor o conceito Tryvertising, adotado por países
como China, Japão, Estados Unidos, Espanha e recentemente pelo
Brasil, que visa disponibilizar gratuitamente produtos que ainda não
foram lançados no mercado ou que estão em fase de adaptações, em
troca do feedback do consumidor, que irá "experimentar" o produto e
responder a uma pesquisa de opinião sobre o mesmo.
No ano passado foram inaugurados os primeiros espaços deste conceito
no Brasil, ambos localizados em São Paulo: o "Clube das Amostras
Grátis" e o "Sample Central". Os associados pagam apenas uma taxa
anual e podem levar uma quantidade limitada de produtos por mês (sem
pagar por eles), a única obrigatoriedade como associado é responder
a uma pesquisa de opinião sobre os produtos retirados, dentro de um
prazo previamente estipulado.
Se do ponto de vista do varejo a ideia é boa, do ponto de vista do
consumidor a ideia é melhor ainda, pois os mesmos levarão os
produtos de graça em troca da pesquisa. Afinal, quem não gosta de
ganhar um brinde ou uma amostra grátis? É sempre muito bem vinda
(principalmente para quem gosta de estar por dentro das novidades do
mercado).
Para a empresa, além de divulgar o produto a um público considerável
(em apenas 4 dias, o Clube das Amostras Grátis recebeu 10.000
associados) há a oportunidade de receber os feedbacks direcionados
do produto em questão, além de torná-lo conhecido entre os
associados e consequentemente, aos familiares e amigos do associado
(que mais cedo ou mais tarde, experimentarão a novidade).
Com esta ação, a empresa que expõe seu produto ganha não só a
credibilidade, como também a confiança e o respeito do consumidor,
que além de optar por "experimentar" o produto, poderá adquirí-lo
assim que lançado no mercado, com as devidas melhorias e adaptações
apontadas pelos próprios consumidores.
Atualmente, a troca de experiências tem sido implantada em diversas
ações e campanhas de marketing, com o objetivo de se aproximar do
público-alvo, na tentativa de conquistá-lo e fidelizá-lo. O
consumidor por sua vez, aproveita a oportunidade para conhecer
melhor o produto, sem compromisso nenhum - o resultado muitas vezes
é melhor do que se esperava, pois ele não sofre pressão de venda e
tem total liberdade para escolher e dar sua opinião - pontos
positivos para a decisão final de compra.
Paula Zago é estudante de Propaganda e Marketing, articulista na
área de marketing, comunicação e design e também autora do blog
www.zaggodesign.wordpress.com