Um pouco sobre Marketing
Por Augusto César
04/01/2009

Aproveito a oportunidade para falar um pouco do termo Marketing. Como interpretá-lo de modo a compreender a importância dessa ferramenta na gestão das organizações.
Nos primeiros encontros para debate sobre o tema, em sala de aula, aprendemos que a satisfação, ou melhor, a superação das expectativas dos clientes é o grande desafio dessa área. Vemos posteriormente que, para tal, se faz necessário o entendimento do seu composto, mais popularmente conhecido como 4P’s ( Produto, Promoção, Praça e Preço). Realmente, se analisarmos cada item a fundo, e todos os elementos neles envolvidos, enxergaremos a complexidade deste estudo, que infelizmente ainda é compreendido em algumas situações como sinônimo de publicidade/propaganda, ou em caráter pejorativo referindo-se aos “marketeiros” de plantão.
Entretanto, o que mais é necessário para atingirmos constantemente a superação das expectativas dos nossos clientes? Neste momento, entram em cena algumas variáveis não menos importantes (aliás, imprescindíveis!) que diversas vezes deixamos de lado em função do ritmo acelerado do nosso cotidiano. Falo da gestão de pessoas, processos operacionais, prestação de serviço acima da média, políticas de endomarketing, sistemas integrados, softwares sempre atualizados... Será que os 4P’s citam todos estes tópicos em suas definições? Como queremos encantar nossos clientes, e fidelizá-los sem a compreensão destes “pequenos detalhes”?
Entender de Marketing é saber que sempre vão existir complementos aos 4P’s. Entender de Marketing é entender de Gestão de Negócios

Augusto César é graduado em Marketing, com MBA em Gestão Empresarial (CEFET-RJ) e especialização em Gestão Estratégica. Profissional com passagens por empresas de porte como Golden Cross, ABN Amro Bank e Organizações Globo, em diversos projetos nas áreas de marketing e vendas. Consultor empresarial pela Thompson Management Horizons , e Sócio-consultor da Damac Consultoria em Gestão. Contato:contato@damac.com.br
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