Um pouco sobre Marketing
Por Augusto César
04/01/2009
Aproveito a oportunidade para falar um pouco do termo Marketing.
Como interpretá-lo de modo a compreender a importância dessa
ferramenta na gestão das organizações.
Nos primeiros encontros para debate sobre o tema, em sala de aula,
aprendemos que a satisfação, ou melhor, a superação das expectativas
dos clientes é o grande desafio dessa área. Vemos posteriormente
que, para tal, se faz necessário o entendimento do seu composto,
mais popularmente conhecido como 4P’s ( Produto, Promoção, Praça e
Preço). Realmente, se analisarmos cada item a fundo, e todos os
elementos neles envolvidos, enxergaremos a complexidade deste
estudo, que infelizmente ainda é compreendido em algumas situações
como sinônimo de publicidade/propaganda, ou em caráter pejorativo
referindo-se aos “marketeiros” de plantão.
Entretanto, o que mais é necessário para atingirmos constantemente a
superação das expectativas dos nossos clientes? Neste momento,
entram em cena algumas variáveis não menos importantes (aliás,
imprescindíveis!) que diversas vezes deixamos de lado em função do
ritmo acelerado do nosso cotidiano. Falo da gestão de pessoas,
processos operacionais, prestação de serviço acima da média,
políticas de endomarketing, sistemas integrados, softwares sempre
atualizados... Será que os 4P’s citam todos estes tópicos em suas
definições? Como queremos encantar nossos clientes, e fidelizá-los
sem a compreensão destes “pequenos detalhes”?
Entender de Marketing é saber que sempre vão existir complementos
aos 4P’s. Entender de Marketing é entender de Gestão de Negócios
Augusto César é graduado em Marketing, com MBA em Gestão Empresarial
(CEFET-RJ) e especialização em Gestão Estratégica. Profissional com
passagens por empresas de porte como Golden Cross, ABN Amro Bank e
Organizações Globo, em diversos projetos nas áreas de marketing e
vendas. Consultor empresarial pela Thompson Management Horizons , e
Sócio-consultor da Damac Consultoria em Gestão.
Contato:contato@damac.com.br
augusto@damac.com.br