O Uso das Informações em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
03/08/2007
Diariamente são analisados inúmeros aspectos relacionados ao mercado
e a melhor forma de atender seus consumidores, o que acaba gerando
um grande fluxo de informações e ao mesmo tempo traz para dentro da
organização muito conhecimento, sobre o mercado e sobre a própria
empresa.
Com o avanço natural das tecnologias, percebe-se que os canais
utilizados pela comunicação das organizações com seus clientes têm
passado por adaptações e gerados muitos resultados positivos,
principalmente quando houve um estudo correto e o consumidor
mostrou-se aberto às novas modalidades utilizadas pelas empresas.
Mesmo sem o uso direto da internet, muitas organizações acabam
criando formas diferenciadas de chamar a atenção de seus
consumidores, criam campanhas para um público-alvo que tem
preferência por um meio de comunicação tradicional ou então optam
pela interação do consumidor e a campanha.
Diante dos recursos conhecidos atualmente, torna-se maior a
necessidade de se pesquisar o que exatamente o consumidor quer
receber, ler ou ver.
Com o hábito de buscar informações constantemente no mercado podem
ser encontradas as oportunidades, antes da concorrência e com a
ajuda dos consumidores.
Quando se tenta conquistar um novo público é necessário conhecê-lo,
nada mais natural do que fazê-lo por meio de uma pesquisa, e que
deve ser o início de uma longa parceria, mas que com o passar do
tempo acaba criando uma rede de relacionamentos, porque os
consumidores sentem-se seguros ao adquirir produtos de uma
determinada marca e os indicam aos seus amigos.
Os caminhos que a informação toma dentro de um mercado podem mudar
os ciclos de vida de uma organização e de seus produtos, seja por
uma nova tendência em utilização de materiais ou pelo surgimento de
produtos mais aprimorados.
Com base na informação é possível direcionar a empresa rumo ao
sucesso, desde que toda esta informação traga um conhecimento mais
profundo do momento e permita atender aos desejos dos consumidores.
As organizações devem manter-se atualizadas, buscar novas
informações diariamente e compartilhá-las com seus colaboradores,
gerando mais conhecimento e abrindo novas oportunidades no mercado.
A informação mais importante não é aquela que está guardada em um
banco de dados, mas sim aquela que percorre a organização e é
transformada em um conhecimento aplicado em suas ações.