O Uso do Marketing Permissivo
Por Rafael Mauricio Menshhein
21/05/2007
A cada dia mais e mais empresas buscam novos espaços no mercado,
fidelizando consumidores e atendendo seus desejos e necessidades com
a oferta dos melhores produtos e serviços, logicamente existem
diferentes tipos de consumidores e com isso as estratégias
utilizadas devem estar alinhadas com o perfil de cada um.
Alguns clientes são muito mais inovadores e com isso trazem até si o
que há de mais novo no mercado, os produtos e serviços que poucos
conhecem e ainda estão em fase de introdução no mercado.
Para atender esta nova necessidade de informações, iniciou-se o
processo de Marketing permissivo, onde a empresa oferece um serviço
e o cliente busca conhecer apenas a informação que melhor lhe
convém.
O avanço do uso da tecnologia na comunicação, como a internet,
permitiu elaborar um sistema onde o cliente recebe em qualquer lugar
a informação solicitada, que pode ser:
E-mail: receber uma nova newsletter de um jornal ou revista é poder
escolher quais são os assuntos que mais chamam a atenção ou que
sejam mais necessários para o dia a dia, tanto pessoal quanto
profissional, da mesma forma com que são comunicados os lançamentos
mais recentes em qualquer setor, desde o automobilístico até filmes
em locadoras ou cinemas;
RSS (Really Simple Syndication): no início deste modelo de
comunicação dentro do Marketing permissivo, havia a necessidade de
ser instalado um programa (software) específico para leitura das
notícias, eliminando a necessidade de visitar inúmeras páginas
diariamente, atualmente os browsers já trazem a possibilidade de se
adicionar este tipo de conteúdo sem que o usuário tenha que instalar
outro programa; da mesma forma percebe-se que apenas as notícias
mais relevantes para cada um serão adicionadas e recebidas;
Telefones móveis (celulares): permitir que alguém envie conteúdos
para o telefone é uma maneira de estar sempre atualizado, mantendo
contato com promoções, lançamentos etc.
Dentro do Marketing permissivo deve existir uma postura muito ética
da organização, pois, para invadir a privacidade de uma pessoa,
basta enviar algo não solicitado, o que durante um período foi comum
e que hoje já recebe um tratamento diferenciado.
As empresas devem deixar que o consumidor escolha o que deseja ou
não receber de informações, da mesma maneira que acontece com a
televisão, onde as pessoas trocam de canal, as comunicações
utilizadas com a permissão devem trazer a possibilidade de
cancelamento do serviço, deixando claro que a escolha sempre é do
cliente.
O Marketing permissivo é uma ferramenta para servir ao consumidor as
informações solicitadas, e com muito preparo, pesquisa e
conhecimento, podem ser elaborados conteúdos específicos para cada
cliente, e, caso seja bem feito, um cliente passará para a sua rede
de relacionamentos o seu ponto de vista sobre este serviço, mas o
fará como se ele próprio fosse o dono do serviço.