A Utilização da Comunicação em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
28/04/2007
Comunicar-se com os demais é um princípio natural do ser humano, nas
empresas não é diferente e também permite entender melhor o
funcionamento de toda a organização, mas uma das formas de
Comunicação que mais traz impacto para a organização é aquela feita
para o cliente.
O cliente têm uma maneira diferente de perceber a Comunicação,
vários fatores podem influenciar suas escolhas pelo produto X ou Y,
a atração gerada é um dos pontos iniciais, mas o conteúdo é tão
importante quanto o impacto inicial.
Diante de um mercado com inúmeros concorrentes, a Comunicação pode
ser um diferencial, fazê-la adequadamente é o básico que se pode
esperar, independente da mídia selecionada, como:
Televisão: aqui há a união entre som e imagem, inúmeras informações
podem ser passadas;
Rádio: meio que faz uso da imaginação do consumidor, através do som
permite que o cliente “entre” no contexto, atualmente percebe-se a
união do rádio com a Internet;
Internet: é muito utilizada e têm um alcance global, é um dos meios
que mais cresce e gera a interação do consumidor com o produto,
similar a televisão, mas com informações mais aprofundadas e que
permite a comparação direta entre os produtos e serviços;
Jornais e revistas: as informações escritas devem levar ao
consumidor o que realmente é importante, ter uma fácil compreensão e
não estender-se;
Telefone: o telemarketing é um dos principais modelos utilizados,
mas com os aparelhos de telefonia móvel (celulares) e a convergência
de inúmeras mídias em um único aparelho, percebe-se que há uma
oportunidade de mudar o estilo de Comunicação, pois as pessoas já
têm em suas mãos textos (SMS), vídeos e Internet.
Logicamente a forma ou meio de Comunicação será utilizado de acordo
com o público-alvo, sem saber o que é necessário para chegar ao
consumidor não há como identificar o que o público pode ou não
gostar.
Há algumas questões que podem ser feitas no planejamento, para que
facilitem o trabalho realizado, especialmente quando será realizada
um Pesquisa com um determinado público-alvo, como:
Quem é o meu público-alvo;
Qual é o posicionamento do produto ou serviço na mente do
consumidor;
Qual é o meio de Comunicação que ele utiliza;
Quais são os fatores que atraem a atenção do público-alvo;
Quanto tempo o público está disposto a gastar com esta Comunicação;
Qual é a faixa etária do público-alvo.
Para cada estudo realizado diferentes questões serão levantadas, não
há como achar que as pessoas vão gostar, o correto é pesquisar e
pensar em como chegar a público-alvo corretamente.
Sem uma Pesquisa muito bem elaborada não há como chegar ao que é
ideal para comunicar ao cliente os pontos principais do produto ou
serviço, desconhecer o público-alvo é o maior erro cometido,
principalmente quando a organização faz tudo separadamente, como se
os departamentos fossem isolamentos.
A organização não é feita de um único departamento, mas um único
pode derrubá-la facilmente.