Utilizando o Marketing permissivo
Por Rafael Mauricio Menshhein
27/07/2007
Com o uso do Marketing permissivo, as organizações conseguem se
aproximar cada vez mais dos seus consumidores, trazendo benefícios
exclusivos para estas pessoas que sempre desejam conhecer novos
produtos antes dos demais.
Utilizar adequadamente o Marketing permissivo requer muitos
cuidados, nem todos os consumidores estão dispostos a receber
informativos, e-mails, mensagens etc. sobre um novo produto, mas há
um nicho de mercado que é ávido por novidades e está disposto a
conhecer todos os lançamentos do mercado.
O que muitos podem imaginar é que todos os consumidores gostam de
conhecer as novidades, o que foi lançado ontem e hoje já está em sua
casa, mas o que acontece com o Marketing permissivo é justamente o
desejo de estar a frente dos demais, é ser inovador e buscar o que
ninguém mais possui.
Muitos podem chegar a utilizar serviços de Marketing permissivo sem
perceber, pois as pessoas selecionam as informações que desejam
receber e quando receber, provavelmente a maioria das pessoas
definidas como inovadores sempre estão abertas a novas experiências,
aos novos usos e aplicações de produtos e dispostos a adquirir
qualquer um de seus objetos de desejo por um preço maior.
Mas o Marketing permissivo não é somente utilizado com produtos, os
serviços também podem trazer inovações e ter grande utilização pelas
pessoas em geral, um dos exemplos que podem ser citados é justamente
o RSS, no início um programa (software) era necessário para receber
as notícias selecionadas pela pessoa, desde notícias de jornal até
informativos de lojas virtuais ou mesmo atualizações de páginas
(sites) ou blogs, trazendo até a pessoa a informação requisitada.
A questão mais importante nesta estratégia de Marketing é justamente
a autorização da pessoa e o seu desejo por receber qualquer forma de
comunicação, cabe a você escolher o que deseja ou não receber, a
opção está em suas mãos e pode ser revista a qualquer momento.
As diversas ferramentas de comunicação utilizadas pelas organizações
podem ampliar os dados obtidos diariamente, trazer para a
organização as tendências de um mercado sempre em movimento e que,
cada vez mais, requer muitos cuidados no relacionamento com os
consumidores.
Outro ponto muito importante é que todas as ações da organização
devem respeitar sempre o desejo do consumidor, empurrar o que não é
desejado acaba arranhando a marca do produto, o nome da empresa e
leva o consumidor a procurar a concorrência, o que mostra claramente
que conhecer seu público é vital e traz inúmeros benefícios no dia a
dia do mercado.