O Valor Agregado nas Vendas
Por Raúl Candeloro
11/02/2009
Sempre falo muito do conceito de valor, do que o cliente realmente
quer e percebe nas empresas, e como podemos fazer para agregar cada
vez mais valor aos nossos produtos e serviços. Agora vou falar de
como agregar valor a sua principal operação: o departamento de
vendas.
As mudanças que têm ocorrido nos últimos anos em vendas nos mostram
que a diferenciação da empresa vai estar na criação de valor para o
cliente, e sua equipe de vendas é uma das grandes responsáveis por
isso.
Veja o exemplo do Wal-Mart: antes a empresa negociava a compra de
produtos para as lojas com representantes de vendas das empresas
fornecedoras. Hoje, a empresa desenvolveu um expressivo programa de
computador que automaticamente avisa seus fornecedores da quantidade
de produtos existentes em seus estoques e a previsão para uma
próxima compra.
Dessa forma, o Wal-Mart eliminou os representantes de vendas que
obviamente, não estavam agregando valor, mas sim gerando custos.
Tudo o que gera custo, mas não agrega valor vai totalmente contra a
maneira do Wal-Mart fazer negócios, então eles simplesmente
eliminaram os intermediários.
No livro Agregando Valor ao seu Negócio (Makron Books), Robert B.
Tucker apresenta as 7 estratégias para que as empresas agreguem mais
valor às vendas e possam, dessa forma, realmente se diferenciar:
1. FACILITE A VIDA DO CLIENTE
Para isso, cada membro da sua equipe tem de conhecer muito bem a
empresa e como vocês podem solucionar o problema dos clientes. Seus
vendedores analisam profundamente as necessidades do cliente e
oferecem uma solução? Ou oferecem apenas produtos e serviços com uma
tabela de preço?
É importante que o cliente perceba que seus vendedores estão ali
realmente para facilitar a vida, e não para complicar ainda mais. E
a única forma de se fazer isso é através dos próprios vendedores que
devem assumir que a estratégia de criar valor é hoje um dos seus
principais objetivos.
2. ESTABELECER COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
Como líder, você também é o principal consultor de vendas e deve ter
a responsabilidade de transmitir compromisso com o cliente. O seu
pessoal de vendas pode ser tão atencioso quanto você os incentiva e
os capacita a ser.
Michael Dell, fundador e diretor executivo da Dell Computers,
conhece o poder da atenção aos clientes. Ele desenvolveu uma prática
que funciona muito bem: todas as sextas-feiras pela manhã, a empresa
faz uma “reunião de defensores do cliente”, com representantes que
analisam as ligações feitas e recebidas com as reclamações de
clientes e criam soluções para os problemas apresentados. O lema de
marketing da Dell: o cliente deve ser “encantado, e não apenas
satisfeito”, e com isso, a empresa já chegou ao topo em vendas de
computador e satisfação do cliente.
3. COLOCAR-SE NO LUGAR DO CLIENTE
Uma das mais importantes atitudes do vendedor é saber colocar-se no
lugar do cliente. Ao fazer isso, o vendedor saberá o que o cliente
está pensando e conseguirá ajudá-lo de uma maneira mais eficiente.
Nada é pior do que um vendedor que não escuta o que está sendo dito
ou, pior, escuta mas não faz nada com a informação. Ao sentir que um
vendedor realmente compreende sua situação, um comprador estará
muito mais aberto a realizar a compra.
Chamamos isso de “sentar do mesmo lado da mesa”, ou seja, tentar ver
as situações pela ótica do cliente, compreendendo o que ele(a)
realmente quer alcançar com a compra do seu produto/serviço. É o
famoso ganha-ganha, buscando soluções e relacionamentos
construtivos, e não o confronto.
4. DAR PODER AO CLIENTE ATRAVÉS DO CONHECIMENTO
Uma outra prática de sucesso: a empresa Ellet Bros. é hoje a maior
distribuidora de artigos esportivos dos Estados Unidos. Toda manhã,
os funcionários de vendas recebem instruções e treinamento de
vendas. Essas sessões armam a força de vendas com informações
atualizadas sobre seus produtos, o posicionamento e preços dos
concorrentes, notícias sobre o mercado etc.
Toda a equipe de vendas, incluindo o telemarketing, repassa essas
informações aos clientes. A Ellet é a empresa do ramo que pratica os
maiores preços e faz questão de avisar a todos os seus clientes
sobre suas práticas e as dos concorrentes. É de se presumir que os
varejistas busquem comprar de distribuidores com preços mais baixos,
mas não é esse o caso, pois
5. ADMINISTRAR AS DIFICULDADES DOS CLIENTES
Ninguém melhor do que a equipe de vendas para dizer quais tipos de
soluções os clientes estão precisando. Incentive sua equipe para que
traga todo o tipo de informações dos clientes.
Conhecer e administrar as dificuldades dos clientes permite ainda um
certo grau de personalização: seja na forma do pagamento, no prazo
de entrega, no desenvolvimento de uma nova solução. E eles percebem
esse envolvimento da empresa e passará a ter mais confiança e
predisposição para comprar.
6. ENVOLVER O CLIENTE NA CRIAÇÃO DE VALOR
A venda de valor agregado passou a exigir que a equipe de vendas
ofereça um cardápio de opções para o cliente, que fica completamente
envolvido na seleção e criação de valor.
Quando oferecemos esse cardápio, o cliente fica livre para escolher
exatamente aquilo que ele deseja, não gastando seu dinheiro com
artigos desnecessários. Além disso, a tendência é o cliente ficar
muito mais satisfeito com o que comprou, pois o valor foi criado
também pela influência dele. Sabemos hoje que o envolvimento traz
mais satisfação, que gera fidelidade e mais vendas.
7. OFERECER MAIS OPÇÕES E SERVIÇOS PERSONALIZADOS
Personalizar é uma atitude de tentar atender às necessidades de cada
cliente, mesmo que não seja o que você faz normalmente. Personalizar
significa primeiro ouvir essas necessidades, para então atendê-las.
O que acontece quando pedidos relacionados a vendas novas ou pouco
comuns são feitos na sua empresa? Certamente você não será capaz de
conciliar todos eles, mas pelo menos tentará atender quantos puder.
A longo prazo a recompensa pode ser surpreendente.
A melhor forma de lidar com isso é fazer um levantamento mensal dos
pedidos mais comuns que não puderam ser atendidos. Em três meses
ficará claro e evidente quais lançamentos apresentam maior
probabilidade de sucesso. Esse aprimoramento contínuo também
funciona como “blindagem” contra a concorrência, que vai estar
sempre correndo atrás das novidades da sua empresa.
Nenhuma dessas estratégias mostradas aqui é algo novo. Assim como
não é também difícil de aplicá-las. Basta um pouco de estudo, de
conversas, de treinamento, mas, principalmente, de vontade de fazer
acontecer. Agregar valor à operação de vendas surpreende e encanta o
cliente.
Raúl Candeloro (raul@vendamais.com.br) é palestrante e editor das
revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®, além de autor dos
livros Venda Mais, Correndo Pro Abraço e Criatividade em Vendas.
Formado em Administração de Empresas e mestre em empreendedorismo
pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br.