Variáveis e localização em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
13/11/2007
Escolher a localização que melhor dá condições de desenvolver uma empresa é fundamental, mas todas as pesquisas realizadas devem apontar exatamente a melhor região, pois toda a estrutura de distribuição, fornecimento e armazenagem influenciam diretamente na facilidade com que a empresa cresce e pode atender melhor seus clientes e o mercado.
Logicamente é natural perceber que muitas organizações não são instaladas em pontos estratégicos, que facilitem a relação com fornecedores, distribuidores e até mesmo com seus clientes, então é possível que os estudos realizados tragam soluções melhores para cada organização.
Diante das possibilidades que se abrem ao estudar uma região, é possível fazer uma análise mais profunda de inúmeras variáveis, iniciada na disponibilidade de matéria-prima, mão-de-obra até chegar aos modais de distribuição.
Cada forma utilizada para distribuir tem um impacto direto na relação com seus clientes, e nem sempre o transporte mais utilizado é o mais barato, e então é notado que as empresas não realizam estudos para saber o que é melhor entre suas opções (rodoviário, ferroviário, hidroviário ou aéreo).
Além de utilizar o transporte que reduza os custos é necessário estudar a forma como se deve atender ao mercado, a necessidade dos produtos nos pontos de venda é um dos pontos que poucos estudam e sempre há locais onde o produto sobra, em outros falta.
Toda a logística envolvida requer estudos que sincronizem a distribuição e produção, além de atender as demandas, procurando ofertar o necessário para cada loja.
Desta forma é possível ver que toda a organização deve estar sintonizada na estratégia que permita estar à frente da concorrência, e se sua empresa não se preocupa com estratégias pode ser que seu concorrente já o faça e esteja muito mais preparado para lidar com mudanças no mercado.
Mas a preocupação com o concorrente é apenas um item que deve ser estruturada dentro do planejamento, as pesquisas sempre direcionam a melhoria, mas implantá-la é uma decisão que poucos realizam imediatamente.
Sempre que uma organização procura melhorar seu desempenho no mercado deve estudá-lo e planejar as ações com base nas questões levantadas pela pesquisa, sem deixar de aperfeiçoar a cada dia tudo o que foi implantado.
Mas como as mudanças de mercado estão cada vez mais rápidas, e o concorrente não tem mais a necessidade de estar ao seu lado, é possível que todas as organizações que deixam de planejar desapareçam rapidamente.
O planejamento traz a oportunidade de enxergar o que pode ser melhorado, a região onde sua empresa está pode trazer vantagens competitivas maiores quando pesquisas forem realizadas adequadamente e o êxito das organizações depende de todas as áreas, não somente de uma.
Sem conhecer muito bem o mercado, os concorrentes e a si própria, a empresa perde oportunidades que passam diante dos olhos, por falta de pesquisas, planejamento e percepção da realidade.