Variáveis Mercadológicas em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
05/11/2006
Muito mais do que apenas conhecer o mercado, é necessário que o
profissional de Marketing saiba corretamente o que encontrar em um
mercado antes de ofertar seus produtos ou serviços, são pequenas
variáveis que transformam o ambiente em algo favorável a colocação
do produto ou então determina a busca por um mercado menos saturado,
mais atrativo ou então mais fácil de trabalhar, usando-se de estudos
aprofundados e com consciência das ações tomadas.
Dentre as variáveis que mais influenciam a tomada das decisões e que
produto se adapta melhor ao mercado-alvo, destacam-se:
Variáveis ambientais: o ambiente determina a execução ou não de um
novo projeto, propicia a aquisição de um produto e também apontam a
sazonalidade de certos produtos e que estratégia usar; não é uma
variável controlável pela empresa, mas estudos podem apontar locais
e épocas corretas para se disponibilizar um produto ao consumidor;
Variáveis culturais/sociais: a cultura de uma sociedade é um dos
pontos que pode influenciar na escolha de um público-alvo, os
costumes podem gerar dificuldades na hora de elaborar uma estratégia
quando não há conhecimento suficiente e os estudos realizados não
trazem uma boa base para que as estratégias sejam elaboradas;
Variáveis políticas/jurídicas: outro ponto em que um estudo muito
bem feito do mercado, de suas leis e das possibilidades de atuação
definem o sucesso ou não de uma empresa, especialmente quando
elabora-se um planejamento sem conhecer esses pontos e então o
investimento foi perdido;
Variáveis demográficas: apontam as populações, suas classes, sua
renda, entre outros aspectos, pode ser um bom conjunto de
informações para empresas que procuram um público-alvo mais
específico ou então utiliza-se da estratégia de Marketing de massa;
Variáveis econômicas: uma economia mais favorável aos investimentos
das organizações, com clareza de ações e uma população com poder de
compra atraem mais facilmente as empresas, mas há casos onde o
consumo de produtos e serviços não é alto e então devem ser
estudadas outras variáveis antes de entrar diretamente no mercado;
Variáveis psicológicas: são pontos em que a maneira de pensar, as
necessidades e desejos do consumidor são mais visíveis, é neste
ponto que aplica-se um estudo em conjunto com a Pirâmide de Maslow,
para compreender como pensa o consumidor;
Variáveis tecnológicas: um dos pontos em que os estudos e aplicações
devem ser levados em consideração pelo profissional de Marketing,
especialmente para lançar um produto adequado à época e aos desejos
e necessidades do consumidor, dando-lhe, do ponto de vista
tecnológico, um produto usável.
Como cada mercado é composto por variáveis, não adianta apegar-se
apenas a uma delas e elaborar seus planejamentos, estratégias etc, a
complexidade das informações pode apontar um mercado de fácil
atuação ou então demonstrar, por meio dos estudos e pesquisas, que
não há razões para lançar-se no mercado, evitando perdas
desnecessárias e direcionando a empresa para um rumo mais favorável
de sucesso.
Os mercados variam constantemente, vários dados novos são conhecidos
com o passar dos tempos e cabe ao profissional de Marketing utilizar
corretamente todas as ferramentas disponíveis, mas o bom senso e
conhecimento devem ser usados em qualquer tomada de decisão, porque
empresas sérias permanecem no mercado e conquistam o consumidor,
fazendo com isso a fidelização e possibilitando um feedback muito
melhor.