Você é o seu concorrente
Por Gilclér Regina
01/03/2009

O tenista estava ganhando o jogo no U.S. Open e precisaria marcar só mais um ponto para vencer a partida. O que impressionou é que até aquele momento crucial o narrador da partida disse algo que pareceu simplesmente inacreditável: o atleta que vencia o jogo havia olhado o placar apenas três vezes durante toda aquela tarde. Ao invés de se preocupar com o placar, aquele campeão do esporte tinha apenas se concentrado em suas próprias tacadas, fazendo com que cada uma delas o aproximasse mais da vitória.
Esse fato me lembra o cortador da pedra de mármore que após bater 100 vezes na pedra com a sua marreta, não viu nenhum sinal da mesma vir a se quebrar, mas na sua centésima primeira batida a pedra se parte como uma espuma cortada na guilhotina. Será que foi a última batida que a fez cortar-se ou foram o conjunto e a regularidade de todas as outras batidas?
No banco da vida você só pode retirar da sua conta aquilo que você tiver depositado nela, por isso mesmo a vida não é uma coincidência e sim uma conseqüência e ao mesmo tempo não é uma emergência e sim uma maratona. Para chegar ao topo, ao destino, à meta é preciso concentrar-se no caminho.
No caso do tenista, ele percebera que seu maior adversário era ele mesmo e não o outro jogador. Quando nos deparamos com obstáculos, ou achamos um jeito de superá-los ou procuramos desculpas. Infelizmente é o que a maioria das pessoas fazem. A verdade daqueles que vencem segue a seguinte regra: comece com o que você pode, e não pare por causa do que você não pode.
Transpondo essas verdades para o mundo corporativo, eu tenho colocado principalmente para as pessoas que trabalham com vendas que o sucesso não está na realização da venda, mas que depende inteiramente da maneira com que elas se relacionam com os possíveis compradores. Nem todo mundo consegue estabelecer uma relação íntegra com os clientes, e sem esta espécie de relacionamento dificilmente um vendedor conseguirá efetuar muitas vendas.
Se levarmos esse conceito para a família, para o relacionamento das pessoas, a felicidade depende de você fazer a sua parte e não criar expectativas sobre o outro. Parece uma maneira simples de ver a vida mas é assim que ela funciona.
Podemos sim cada um de nós fazer a sua parte, mas podemos fazer mais e melhor em nossas vidas. O ideal é concentrar-se mais no passo seguinte do que na vitória, lembrando afinal que a vida é mesmo uma maratona e com os passos firmes certamente a vitória virá.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4 milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site: www.ceag.com.br