Writestorming em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
22/05/2007
Novas idéias são necessárias todos os dias ao redor do mundo, todas
as empresas buscam algo inovador, original, prático e que atenda ao
cliente da melhor maneira possível.
Um dos processos mais utilizados dentro das organizações para a
geração de novas idéias é o brainstorming (traduzindo literalmente,
tempestade cerebral), mas há pontos que acabam atrapalhando este
modelo, uma vez que suas idéias sempre são expostas perante o grupo
e um comentário negativo acaba gerando desconforto e estragando o
processo.
Por sua vez o writestorming é um processo onde o falar é secundário,
cada participante têm como objetivo escrever em pedaços de papel
quais são as suas idéias, então os papéis são colocados juntos e
todas as idéias pertencem ao grupo, evitando ou minimizando ao
máximo a possibilidade de comentários inapropriados.
Logicamente há idéias que, hoje, são inviáveis, muitas vezes o que
ontem foi ridicularizado, hoje é sucesso e percebe-se a falta de
visão de muitas pessoas dentro da organização.
Nestes processos a liberdade é fundamental, nenhuma pessoa deve
pensar com limites, por isso os estudos são importantes, buscar o
máximo em informações auxilia e realizar pesquisas dá um primeiro
passo muito mais firme.
A criação ou geração de idéias é fundamental dentro das
organizações, nenhum delas deve ser deixada de lado, mas cada uma
deve estar muito bem adequada ao seu tempo, desta maneira os estudos
são importantes e trazem importantes dados para a organização criar
seus produtos e serviços.
Dentro do writestorming (tempestade escrita), percebe-se que as
pessoas colocam em prática o seu conhecimento e criatividade, talvez
muito mais profundamente do que em uma reunião de brainstorming.
Para que o writestorming funcione plenamente com a equipe, são
necessários requisitos como:
Confiança nas informações: as melhores idéias são aquelas que já têm
um estudo mais adiantado, pesquisar é tão importante quanto gerar
idéias inovadoras;
Ética: todas as pessoas podem ter as melhores idéias, mas o espaço
dado é um problema, dentro das organizações todos influenciam o
trabalho de quem está ao lado ou mesmo não conhece, mas ainda
prevalecem os departamentos, onde muros invisíveis tornam a
organização um grande quebra-cabeças que não pode ser montado;
Liberdade criativa: o foco organizacional pode ser uma referência
para se criar um novo produto ou serviços, mas a criatividade em
muitos momentos não é demonstrada ao cliente, podem ser melhorados
processos produtivos, reduzidos custos, melhor aproveitamento de
matéria-prima etc.
As melhores idéias não ficam mais em gavetas, a visão é fundamental
para estudar mais profundamente aquele produto ou serviço, verificar
sua viabilidade e descobrir quem será o cliente ideal.
Pensar é um exercício diário que deve ser levado a sério dentro das
organizações, com muitos estudos e pesquisas realizadas pode-se ter
uma base muito melhor do produto ou serviço imaginado, pois sempre
deve haver alguém disposto a adquirir o que a empresa produz.