Estudos
Organizacionais e desenvolvimento de
produtos e serviços em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
06/09/2008
Estudos organizacionais e desenvolvimento de produtos e serviços em Marketing
Conhecer o mercado melhor que os concorrentes dá a oportunidade de estabelecer uma vantagem competitiva, assim como é importante acompanhar o desenvolvimento natural dos produtos e serviços, além de buscar, junto aos clientes, soluções que permitam a fidelização.
O relacionamento das empresas com o mercado é tão importante quanto tudo o que é produzido, pois ao oferecer produtos ou serviços que estejam alinhados com os desejos dos clientes as empresas podem buscar diferenciais antes da concorrência, ou então quando lançam um novo produto ou serviço.
Mas não basta colocar um produto no mercado, oferecer um serviço e imaginar que tudo está bem, a evolução contínua é necessária, os consumidores exigirão muito mais do que a empresa oferecerá no futuro e a concorrência está atenta aos movimentos das demais empresas.
Ainda assim é interessante buscar a excelência diariamente, construir uma base sólida para que a própria empresa tenha em sua cultura o desenvolvimento de novos produtos e serviços, que seus colaboradores tenham espaço para compartilhar idéias e pesquisá-las.
Também é interessante realizar pesquisas no histórico da própria organização, abrindo caminho para que os colaboradores possam ter acesso às informações e que o hábito de compartilhá-las transforme-se em um dos diferenciais da organização.
Então é necessário compreender as necessidades de cada área organizacional, criar vínculos entre as diferentes etapas de produção ou prestação de um serviço e entender que se a sua empresa não conseguir satisfazer o consumidor seu concorrente o fará.
Logicamente há um longo caminho a percorrer, então é melhor utilizar as experiências individuais de cada colaborador, aproveitar todo o conhecimento diferenciado que existe dentro da organização e ouvir atentamente seus clientes.
Quando as organizações conseguem ouvir seus clientes alcançam um estágio acima da concorrência, pois podem atendê-los e satisfazê-los de forma diferenciada e mais presente.
Por Rafael Mauricio Menshhein
06/09/2008
Estudos organizacionais e desenvolvimento de produtos e serviços em Marketing
Conhecer o mercado melhor que os concorrentes dá a oportunidade de estabelecer uma vantagem competitiva, assim como é importante acompanhar o desenvolvimento natural dos produtos e serviços, além de buscar, junto aos clientes, soluções que permitam a fidelização.
O relacionamento das empresas com o mercado é tão importante quanto tudo o que é produzido, pois ao oferecer produtos ou serviços que estejam alinhados com os desejos dos clientes as empresas podem buscar diferenciais antes da concorrência, ou então quando lançam um novo produto ou serviço.
Mas não basta colocar um produto no mercado, oferecer um serviço e imaginar que tudo está bem, a evolução contínua é necessária, os consumidores exigirão muito mais do que a empresa oferecerá no futuro e a concorrência está atenta aos movimentos das demais empresas.
Ainda assim é interessante buscar a excelência diariamente, construir uma base sólida para que a própria empresa tenha em sua cultura o desenvolvimento de novos produtos e serviços, que seus colaboradores tenham espaço para compartilhar idéias e pesquisá-las.
Também é interessante realizar pesquisas no histórico da própria organização, abrindo caminho para que os colaboradores possam ter acesso às informações e que o hábito de compartilhá-las transforme-se em um dos diferenciais da organização.
Então é necessário compreender as necessidades de cada área organizacional, criar vínculos entre as diferentes etapas de produção ou prestação de um serviço e entender que se a sua empresa não conseguir satisfazer o consumidor seu concorrente o fará.
Logicamente há um longo caminho a percorrer, então é melhor utilizar as experiências individuais de cada colaborador, aproveitar todo o conhecimento diferenciado que existe dentro da organização e ouvir atentamente seus clientes.
Quando as organizações conseguem ouvir seus clientes alcançam um estágio acima da concorrência, pois podem atendê-los e satisfazê-los de forma diferenciada e mais presente.