Reuniões de tirar o Chapéu (os 6 chapéus)
Por Raúl Candeloro
20/02/2009
O conceito de sinergia diz que “o todo é maior do que a soma das
partes”. Quantas vezes vemos idéias nascerem imperfeitas, mas serem
aprimoradas com a ajuda de outros? Quantas vezes, em momentos
vitoriosos, tivemos orgulho de fazer parte de um time vencedor?
Todos já passamos por isso, mas infelizmente também passamos pelo
contrário: reuniões improdutivas, desperdício de tempo, energia e
dinheiro, brigas internas etc. Por que isso é tão comum? De acordo
com a especialista Mildred Ramsey, existem três razões principais
pelas quais as comunicações num grupo podem afundar:
1) As melhores idéias são “detonadas” antes mesmo que possam ser
aprimoradas, por motivos nem sempre profissionais. (Isso cria raiva
e/ou apatia).
2) Objetivos pessoais e profissionais em desalinhamento (cada um tem
seus próprios objetivos).
3) Discussões intermináveis. As reuniões ficam chatas e cansativas e
muita gente abandona o barco (fisicamente ou mentalmente).
Para evitar tudo isso, muitas empresas como Motorola, Nokia e HP
usam uma fórmula muito simples, chamada “6 chapéus”, criada por
Edward Debono, um dos maiores especialistas em criatividade da
atualidade. A utilização dos “6 chapéus” previne quebras na
comunicação, elimina desperdícios e estimula de maneira positiva o
debate e a formação de boas idéias. Vamos ver então como é que isso
funciona?
OS 6 CHAPÉUS QUE FACILITAM O PENSAMENTO EM GRUPO
Debono definiu seis tipos produtivos de pensamento e deu a cada um
deles um chapéu de cor diferente. São eles:
• Chapéu azul: o processo (a agenda do encontro, cronograma,
objetivos, formulação dos problemas a serem resolvidos etc.).
• Chapéu branco: análise de fatos e informações.
• Chapéu verde: criação de alternativas/respostas para o problema.
• Chapéu amarelo: exame dos aspectos positivos das alternativas.
• Chapéu preto: exame dos aspectos negativos das alternativas.
• Chapéu vermelho: intuição.
COMO USAR OS 6 CHAPÉUS PARA FACILITAR UMA REUNIÃO MAIS PRODUTIVA
Imagine que você é o líder/facilitador do grupo. Portanto, usará o
chapéu azul (pensando nos processos) durante o encontro inteiro.
Para guiar o grupo, simplesmente peça que imaginem que estão
passando por fases, usando os chapéus de cor para lembrar em qual
fase estão. Isso faz com que todos mantenham o foco, eliminando
tanto discussões desnecessárias ou irrelevantes quanto assassinato
prematuro de novas idéias. Também encoraja pessoas mais tímidas e
reservadas a participar e contribuir.
Geralmente uma reunião começa pelo chapéu azul, depois avança-se por
ordem – branco, verde, amarelo, preto e vermelho. Mas um líder mais
experiente pode facilmente ir e voltar entre fases, desde que deixe
sempre claro em qual fase/cor o grupo está, até sentir que o grupo
já exauriu todas as possibilidades de avanço. Aí se faz um
sumário/resumo da reunião, decide-se o que tiver de ser decidido e
parte-se para um cronograma ou, se for algo mais importante/
complexo, para a ferramenta de 5W2H (já visto na edição 23 do Gestão
em Vendas).
USANDO OS 6 CHAPÉUS NA PRÁTICA
A melhor maneira de entender como se usam os seis chapéus é criando
uma reunião imaginária e vendo como funcionaria na prática.
Vamos dar um exemplo: imagine que, depois de ler este artigo, você
ficou curioso(a) para saber se essa técnica funciona mesmo ou não.
Então você chama sua equipe para discutir se devem ou não usar os
seis chapéus do Debono nas suas reuniões.
• Passo 1: Chapéu azul
Início na reunião. “Olá. Obrigado por terem vindo. Chamei-os aqui
porque quero discutir com vocês a utilização nas nossas reuniões de
uma técnica chamada seis chapéus do Debono. A reunião vai durar
meia-hora e, ao final desses 30 minutos, quero decidir com vocês se
continuamos a usar a técnica ou não. O.k.?”
• Passo 2: Chapéu branco
Nessa fase explica-se a técnica, o que significa cada chapéu, que
todos devem estar sempre “usando” o mesmo chapéu (mentalmente) – ou
seja, todo mundo sempre na mesma fase, que isso beneficia a
discussão em grupo, a participação de todos, a criação de novas
idéias etc.
• Passo 3: Chapéu verde
Essa é a fase da criatividade, o famoso brainstorming. “Vamos
colocar nosso chapéu verde e imaginar em que tipo de reunião essa
técnica seria melhor aplicada? Revisão de metas, criação de novos
produtos e serviços, enfim… quais das nossas reuniões poderiam ter
melhor produtividade? Onde e como poderíamos aumentar a eficiência
das nossas reuniões se as estruturássemos de maneira diferente – por
exemplo, usando os seis chapéus?”. Deixe o pessoal falar, criticar,
sugerir, etc. Lembre-se de que o líder/facilitador está sempre
usando mentalmente o chapéu azul – é sua função guiar o grupo sempre
com o objetivo final em mente (nesse caso, relembrando, é se vale a
pena ou não usar a técnica dos seis chapéus). Então guie o grupo
para dar idéias de como e onde colocar a técnica dos seis chapéus em
prática.
• Passo 4: Chapéu amarelo
Agora chegou a hora de examinar os aspectos positivos das idéias.
“Bom gente, agora vamos tirar o chapéu verde e colocar o amarelo.
Quais seriam as vantagens de adotarmos essa técnica nas situações X,
Y e Z que vocês acabaram de sugerir?” Respostas típicas: economia de
tempo, menos problemas de comunicação interna, maior produtividade
etc. Se alguém quiser também criticar, relembre que vocês estão
ainda com o chapéu amarelo. Logo, só podem ser feitos elogios e
comentários positivos em relação às idéias. Em breve teremos a
chance de colocar o chapéu preto e fazer críticas, mas agora só
comentários positivos (como líder, note como algumas pessoas terão
grandes dificuldades nessa fase, porque só sabem criticar).
• Passo 5: Chapéu preto
Essa é a parte das críticas. “Vamos então tirar o chapéu amarelo e
colocar o preto. Quais são as críticas que podemos fazer a este
sistema? Qual é o lado negativo? O que podemos perder?”. Deixe o
pessoal falar o que acha e lembre-se que não é para ficar discutindo
pros e contras. Já tivemos a fase do pró – agora é do contra mesmo.
• Fase 6: Chapéu vermelho
Esta é uma parte mais emocional, menos racional. “Gostaram, não
gostaram? O que sentiram?” Não precisa de grandes explicações – é
para ser bem rápido mesmo. As pessoas podem votar e decidir, nesta
fase, o que fariam.
• Fase 7: Volta todo mundo ao chapéu azul
Resumo e fechamento da reunião. “O.k. gente, fim da reunião. Podem
tirar o chapéu preto da crítica e colocar novamente o azul de
processos. Vamos recapitular o que fizemos hoje aqui? Apresentamos o
conceito dos seis chapéus do Debono, discutimos seus prós e contras
e decidimos que ele facilita muito as nossas reuniões. Sugiro que
façamos todas as nossas reuniões assim por mais três meses. Depois
podemos nos juntar de novo para ver o que pode ser aprimorado. De
acordo?”
Obs: você pode ainda definir um tempo para o uso de cada chapéu, a
fim de organizar ainda mais a reunião. Por exemplo, pode definir
usar o chapéu azul por 5 minutos, depois o branco por 10, o verde
por 6 minutos e assim por diante.
Pronto, você acaba de aprender a usar uma das ferramentas
comprovadamente mais produtivas em termos de criatividade e
organização de grupos. Embora algumas empresas comecem as dinâmicas
com chapéus coloridos de verdade, só para deixar claro em que fase
estão, a verdade é que os chapéus só precisam ser imaginários.
Com um pouco de prática todo mundo na sua empresa vai se beneficiar
dos encontros com os seis chapéus do Debono e em breve até mesmo as
conversas vão mudar: “Tire esse seu chapéu preto! Coloque o
amarelo!”.
Raúl Candeloro (raul@vendamais.com.br) é palestrante e editor das
revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®, além de autor dos
livros Venda Mais, Correndo Pro Abraço e Criatividade em Vendas.
Formado em Administração de Empresas e mestre em empreendedorismo
pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br.