Sucesso é 90% adaptação
Por Gilclér Regina
22/02/2009

Sempre tenho colocado em minhas palestras que o sucesso é 1% de inspiração, 99% de transpiração e 100% de atitude e considero isto uma grande verdade. Porém, a pessoa que quer seu lugar ao sol, que almeja se destacar da concorrência deve entender que além de inspiração, transpiração e atitude, também precisa incluir em sua vida o seguinte entendimento: O ser humano é 10% vocação e 90% adaptação.
Dia destes, lendo as páginas amarelas de Veja, entrevista com a presidente mundial da HP System, percebi esta profissional reforçando a questão da adaptabilidade como fator de sucesso.
Adaptação vem com dedicação, motivação e muito treinamento. Lembro aqui a história de Károly Takacs, um jovem atirador húngaro que praticava tiro de pistola rápida, modalidade olímpica. Ele era destro e um dia, num acidente com uma granada teve seu braço direito arrancado com a força da explosão. Mesmo não sendo canhoto ele passou a treinar todos os dias com a mão esquerda e foi convocado pela seleção húngara olímpica e foi disputar sua primeira Olimpíada nos jogos de Londres no ano de 1948. Os outros competidores que o conheciam diziam a ele que se sentiam honrados com sua visita de apoio e ele dizia que não estava apoiando ninguém, apenas viera para competir, o que deixou todos muito confusos. Este jovem, sendo destro desde o seu nascimento, com a mão esquerda, sendo um canhoto na marra já que perdera o braço direito, não só consegue a medalha de ouro na modalidade tiro com pistola rápida como bate o recorde da modalidade com 580 pontos e repetindo o feito, sendo medalha de ouro quatro anos depois nas Olimpíadas de Helsinque.
Esta história real nos remete à nossa vida e a de muitas outras pessoas e mesmo empresas. Se fôssemos treinados para ter dois braços atuantes, passaríamos menos dificuldades e enfrentaríamos melhor o inesperado.
A grande maioria das melhores ações, dos melhores resultados são motivadas por treinamento e adaptação. Quem está hoje em Atenas sabe que o simples fato de estarem lá já foi uma vitória conquistada com anos de dedicação e treinos.
Este é o conceito que transforma a pessoa comum em um verdadeiro campeão. Engana-se quem acha que grandes nomes como Pelé, Ayrton Senna, Oscar e tantos outros estiveram freqüentando o pódio por mero acaso. Oscar do basquete tinha o apelido de mão santa e quando os repórteres o chamavam para um a entrevista referindo-se a ele com o apelido ele imediatamente respondia: “Mão santa nada cara, mão treinada”. Uma somatória que leva ao sucesso é você treinar a vocação para se adaptar a realidade. Não mate o talento que existe dentro de você e transforme-se num campeão. Treinar e desejar aprender é o caminho.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4 milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site: www.ceag.com.br