10 Dicas para apresentar o portfólio de produtos e serviços em
feiras de negócios
Por Tahnee Yarian Baer
11/09/2009
Com entusiasmo e confiança, muitas empresas do setor de embalagens
(a exemplo dos 38% de nossos anunciantes) também têm apostado nas
feiras como alternativa direta para encontrar o maior número de
compradores possíveis para seus produtos em curto espaço de tempo.
O investimento é alto. Entre locação e montagem de estandes,
viagens, hospedagens etc. é necessário um bom planejamento
estratégico para colher resultados satisfatórios. Em artigo nesta
mesma edição, contribuiremos com maiores informações sobre o tema.
Por enquanto, as 10 dicas valem para auxiliá-lo a produzir o
material gráfico para distribuição na feira, alinhado aos objetivos
que se quer comunicar ao público visitante.
1. Reúna informações sobre a feira
Em primeiro lugar, porque você está participando? Por uma infinidade
de motivos e entre eles há um importantíssimo, quase nunca
mencionado abertamente: "ouvi dizer que é muito boa para fechar
pedidos". Isto é o buzz mar¬keting.
Conforme Arthur D. Little, "trata-se de uma das novas estratégias de
mar¬keting que encoraja indivíduos da sociedade a repassar uma
mensagem de marketing para outros, criando potencial para o
crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da
mensagem. Como os vírus reais, tais estratégias aproveitam o
fenômeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares
e até milhões de pessoas". (fonte: wikipedia)
Muitas empresas acabam deixando de explorar o potencial gerador de
negócios em feiras por causa do fenômeno do buzz marketing.
Acreditam que somente o fato de estarem presentes é suficiente para
atrair compradores. Com isso, deixam de explorar um potencial muito
maior, já que não estudam detalhadamente todas as informações
disponíveis sobre a edição anterior da feira e as projeções da
próxima. Afinal, os manuais de marketing, releases, rodadas de
negócios etc. tem particularidades que devem ser analisadas de
acordo com o seu objetivo principal. Se a sua empresa não está no
centro do negócio em torno do qual a feira é organizada,
recomendamos que concentre seus recursos e tempo para atingir o
público específico dentro do universo de visitantes, com releases e
propaganda direcionada.
2. Reveja o seu portfólio
Algo em torno de 64% dos visitantes vão a 15 stands a mais por causa
dos catálogos e materiais impressos que são distribuídos; 88% deles
consultam mais de sete vezes o catálogo e outros materiais impressos
após término do evento (Fonte CEIR: Center for Exhibitions Industry
research. www.ceir.org).
Você está pensando em excluir algo de sua linha de produtos nos
próximos meses? Então é o momento de antecipar esta decisão para não
frustrar o cliente que procurar por aquele produto posteriormente,
tendo-o visto em seu material impresso. Mesmo porque, se ele o
adquire logo após a feira, você será capaz de prestar assistência
técnica de algo que não fabrica mais? A situação pode tornar-se
inviável.
3. Atualize todos os seus dados
Apesar de ser muito comum acontecer e não ser um grave problema, a
falta de cuidado com a atualização de telefones fixos, celulares,
websites, endereços, e-mails e outros dados dificulta o contato após
o término da feira. Você pode dizer: "Não tive tempo de fazer
cartões de visita com meu novo número de celular, mas posso anotá-lo
na hora em que eu entregar para alguém. Ok, resolvido." E se ele não
entender a sua caligrafia? É um ruído na comunicação que atrasa
consideravelmente o contato.
4. Converse com os seus vendedores antes de "brifar" o layout
Se você optou por elaborar um novo folder, catálogo ou qualquer
outra peça de apoio, faça uma reunião com os seus vendedores e anote
todas as informações que eles julgarem imprescindíveis constarem no
material, dúvidas, sugestões e idéias. Provavelmente, eles formarão
a equipe de vendas que atenderá os clientes no estande e precisam do
apoio destes impressos para recordar dados técnicos, condições de
pagamento etc.
5. Faça as melhores fotografias de seus produtos, da empresa,
equipe, prêmios, etc. Mas ouça o designer!
Com as informações acima em mãos, é hora de fazer uma reunião com o
responsável pelo desenvolvimento do impresso. Você já tem uma série
de preferências particulares e também opiniões da equipe de vendas e
diretoria que certamente constituem uma influência importante na
criação. Porém, o designer precisa de um pouco de liberdade para
compor visuais de impacto e condensar os textos. Uma dica: se a
empresa já possui um manual de identidade visual, este deve ser
obedecido. Lembre-se: o design não existe para ser "bonito", mas sim
"comunicativo para as vendas".
6. Mais alguém irá participar?
Caso a empresa tenha alguma parceria para divulgação de produtos e
serviços em conjunto com outra, é fundamental que todas as etapas no
desenvolvimento do material gráfico de divulgação sejam acompanhadas
por ambas as partes.
7. Não esqueça que a peça, estande e equipe de atendimento devem ser
uniformes
Ou seja, a linguagem visual de todos deve ser harmônica.
Exemplificando: se o estande possui uma decoração luxuosa, equipe de
promotores elegantes, serviço de buffet etc., não economize
produzindo um impresso medíocre! Isto fere as expectativas dos
clientes. Invistam no apelo visual de acabamentos especiais,
amostras e brindes. Um estande um pouco mais modesto também deve
apresentar materiais gráficos de boa qualidade. Afinal, somos
integrantes da indústria gráfica, certo?
8. A gráfica e o prazo
Esta é a mais comum e perigosa das situações. Portanto, a dica é
simples e clara: não deixe para imprimir seu portfólio na última
hora. As chances de o material sair errado são grandes e a dor de
cabeça para resolver o problema irá atrapalhar o seu bom desempenho
na feira.
9. Faça um teste com o consumidor!
Apresente o portfólio a um cliente de sua confiança antes, durante e
depois de elaborar a peça gráfica. Ele é o consumidor final e a
comunicação deve ser inteligível principalmente para ele. Porém,
como é possível que já conheça muitos de seus produtos, leve também
a um prospect que tenha tempo para avaliar rapidamente. Pergunte se
ele compreendeu todas as informações, se faltou algum dado e de que
forma costuma utilizar o material que recolhe nas feiras.
10. O portfólio está impresso
Todos aprovam? Que ótimo! O próximo passo é armazenar tudo e esperar
o início da feira para distribuir. Errado!
Agora é o momento de ler, esclarecer quaisquer dúvidas e acrescentar
(em anotações individuais) algum dado complementar. Próximo à feira
(2 ou 3 dias antes) coloque o PDF disponível para download no site
da empresa, assim o cliente que descartar o impresso após a feira já
vai ter familiaridade para consultá-lo no site. Se você antecipar
muito a ação, pode sofrer um plágio da concorrência.
11. Armazene cuidadosamente o material
Agora basta aguardar a feira e enquanto isso, seguir as instruções
que encontramos na maioria dos rótulos de produtos de limpeza:
"Conservar em local seco e fresco. Mantenha fora do alcance das
crianças". Uma pequena dose de humor para dizer algo sério: mantenha
os impressos em locais em que não haja livre acesso de funcionários
que possam violar os pacotes ou jogar fora simplesmente por acharem
que está atrapalhando uma passagem ou algo parecido, sem intenção de
prejudicar. Nada de imprevisto às vésperas do evento!
12. Tenha um plano "B". Pode chover!
Há muitas coisas na vida para as quais não estamos preparados - uma
delas é o fato de um imprevisto ter estragado todos os impressos um
dia antes da feira. Então, tenha um plano B. Um vídeo institucional
pronto para ser exibido, artes prontas para serem impressas em
banners de lona, amostras de embalagens feitas com o seu clichê ou
cilindro, na sua gravadora, com a sua máquina impressora. Enfim,
qualquer coisa que possa ser tateada ou grande o suficiente para
chamar a atenção do transeunte em meio à cacofonia da feira.
Tahnee Yarian Baer é Coordenadora de Marketing da ProjetoPack em
revista, publicação especializada no mercado de embalagens e
produtora gráfica.