99 Vidas e um só ideal: Ser Feliz
Por: aria do Rosário Martins da Silva
24/04/2006

O título acima foi tema da palestra que proferi no último dia 18, atendendo ao convite do Conselho da Mulher Empreendedora de Timóteo, na ACIATI. Primeiramente, é necessário entender o que representa a frase 99 VIDAS. Trata-se de uma das tendências previstas pela publicitária americana Faith Popcorn, que fez essa e mais algumas projeções, baseada em dados coletados em mais de 260 publicações, programas de televisão e cinema, além de pesquisas comportamentais realizadas anualmente com três mil pessoas. Considerada a Nostradamus do Marketing, Faith Popcorn indica como atender as novas exigências e nichos de mercado, anunciando que o apocalipse mercadológico só acontecerá para as empresas que não atentarem, nem se adaptarem às novas necessidades dos consumidores. Entre as tendências que foram publicadas no livro Relatório Popcorn, encontra-se o que ela chamou de 99 Vidas. De acordo com a autora, essa tendência diz respeito ao aceleramento do tempo, onde tudo mudou e, consequentemente, as pessoas têm que assumir diversos papéis que a vida moderna exige (como ter dois empregos, fazer parte de diferentes grupos, manter-se bem informado, etc.). A velocidade da tecnologia nos traz os fatos da vida mais rápido do que podemos assimilá-los. Para acompanhar esse ritmo, são necessários alimentos de preparação rápida e eletrodomésticos acelerados, produtos que, de preferência, desempenhem várias funções, além de serviços que permitam ao consumidor realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Com todo esse ritmo desenfreado, as pessoas perderam a qualidade de vida, e quando se assustam, estão deixando de lado seu projeto pessoal e sentem-se, apesar de uma carreira promissora, infelizes. Aqui entra a segunda parte de minha palestra que é a necessidade de se ter um ideal: ser feliz. Então vem a pergunta: O que é a felicidade? A resposta encontra-se apenas em uma frase: Felicidade é realizar sonhos (ter saúde, paz, saúde, amar, ser amado, receber elogios, elogiar, construir coisas, uma vida com sentido, atingir objetivos e tantas outras coisas mais que eu poderia ficar horas e horas escrevendo). É importante, em primeiro lugar, fazer um projeto pessoal, tendo como missão final: ser feliz! Esse projeto contém alguns passos, citados abaixo:

1) Descubra quem você é
2) Coloque sua missão no papel
3) Faça parcerias
4) Crie uma visão em sua vida
5) Gerencie o tempo
6) Administre suas finanças
7) Conte com os riscos
8) Junte todas as peças Lembre-se: Nenhum projeto de vida vale a pena se não tiver qualidade!

Zarinha (Maria do Rosário Martins da Silva) Mestre em Marketing, Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UnilesteMG, Professora convidada dos cursos de Pós-Graduação da FIC/DOCTUM Caratinga-MG, Consultora Externa do SEBRAE e Diretora Administrativa da FÊNIX CONSULTORIA E TREINAMENTOS. Contatos: e-mail: zarinha@uai.com.br