Administrar em tempos de crise: como administrar uma empresa, num mercado que oscila a cada virada do mês?
Por Sérgio Diniz
18/07/2009

Alguns cuidados devem ser tomados:

1- Comprar bem:
- adquirir mercadorias com especificações certas;
- em quantidades adequadas;
- de boa qualidade;
- por preços e condições competitivas.

2- Controlar os estoques:
- para permitir o melhor giro e menor necessidade de imobilizar o capital de gir.

Portanto, é necessário controlar:
- valor médio mensal dos estoques;
- estoque atual;
- produtos mais vendidos e quanto representam em relação ao total dos estoques;
- grupos de produtos que pesam mais nos estoques, valor e quantidades;
- rotatividade-giro;
- valor médio de perdas por quebra, furto, obsolescência, prazo de validade.

3- Produzir com qualidade e dentro da filosofia da excelência, que se caracteriza por:
- contínuo aperfeiçoamento;
- eliminação do desperdício;
- fazer as coisas certas da primeira vez;
- rápida preparação das máquinas e células de produção;
- envolvimento e comprometimento do pessoal.

4- Acompanhamento mensal dos diversos custos e despesas fixas da empresa para:
- identificar qualquer variação fora do normal que ocorra;
- ou a indicação de tendência de elevação de algum tipo de despesa - isto permite a tomada de decisão que evitem prejuízo do negócio e, também, o ajuste do preço de venda.

5- Manter um efetivo controle do fluxo de caixa para:
- permitir a análise da variação entre as contas a pagar e as contas a receber;
- análise dos respectivos movimentos ocorridos e que irão ocorrer no dinheiro da empresa.

6- Compatibilizar os prazos médios das compras e das vendas, para:
- evitar um desequilíbrio financeiro, que afete o fluxo de caixa e a necessidade de capital de giro.

7- Vender bem:
- obter as melhores condições de negociação junto aos clientes, de forma que atenda às necessidades deles quanto ao preço, prazo, condições de pagamento e pontualidade. E que esteja dentro dos padrões e limites suportáveis pela empresa.

É importante também:
- estar atento ao mercado;
- perceber o que fazem os concorrentes;
- saber que fazer promoções pode permitir melhor giro dos produtos, mesmo que com uma margem menor.

8- Rever constantemente o planejamento:
- avaliando e revisando as metas;
- os objetivos;
- as estratégias;
- transformar em oportunidades a serem exploradas, aquilo que pode ser uma crise para os seus concorrentes.

Sérgio Diniz é Consultor do Sebrae-SP
Fonte: Site SEBRAE-SP