Aparando Custos
Por Reinaldo M. Messias
20/07/2009

Como é bom saber que dia a dia os empreendedores brasileiros vão percebendo a importância de bem cuidar dos custos de sua empresa.

Dia desses, ouvi uma sábia frase de um empreendedor que me marcou profundamente.
Durante uma conversa onde discutíamos assuntos relacionados à gestão da empresa, ouvi deste empresário, a seguinte frase relacionada à gestão de custos:

"Sabe, Reinaldo, lá na empresa eu cuido de custos como cuido das minhas unhas. Aparo pelo menos uma vez por semana!"

Partindo de um jovem empreendedor, dono de um modesto negócio de prestação de serviço, isto é brilhante!

Esta frase denota não apenas o cuidado dispensado com "aparar", retirar o excesso, mas também sua sistematização: "pelo menos uma vez por semana". Quer dizer, um empresário não pode nunca ser omisso com os custos da empresa.

Continuei a conversa, perguntando como ele agia e pude perceber algumas regras práticas que orientavam sua atuação:

1) A todo o momento analiso os gastos e comparo com as previsões.
2) Corrijo as falhas pensando nas causas e na solução definitiva.
3) Prevenir e planejar custa menos que corrigir ou remediar.
4) Busco sempre maneiras de executar o trabalho com mais economia.
5) Procuro entender as necessidades dos clientes antes de atende-los.
6) Funcionários melhor treinados trabalham gastando menos.
7) Combater desperdício de tempo e dinheiro é função de todos na empresa.

Em verdade estas regras podem até parecer óbvias, mas não são!
Elas indicam um forte compromisso da empresa para com seus clientes e também da empresa para com ela mesma.

Oferecer solução na medida das necessidades do cliente exige entendimento e compreensão para com detalhes de custos, pois influenciam diretamente no resultado financeiro da empresa.

O resultado positivo de lucro só é alcançado mediante constantes avaliações, análises e racionalizações de gastos. É imprescindível que se planeje e controle com empenho, a todo o momento, tudo que demanda recursos, sejam insumos, componentes, tempo, despesas administrativas e até mesmo, operações incorretas.

De nada adianta apenas o empreendedor estar consciente da importância desta racionalização de gastos. É fundamental que todos na empresa entendam sua importância neste processo, fazendo com que cada centavo empregado na operação gere o lucro planejado nas vendas. Isto envolve treinamento, comunicação e acompanhamento permanente por parte do empreendedor. Gente preparada e comprometida reúne plena condição para combater desperdício, reduzir custos, garantir satisfação a clientes e promover maior competitividade à empresa.

Fica de tudo isso uma sábia lição:

Aparar custos deve ser um objetivo de todos na empresa, pois, assim, retira-se da operação tudo aquilo que não é valorizado pelos clientes. Aparar custos é zelar pela Produtividade e Competitividade, exigindo empenho e controle por parte de todos.

Você já pensou em aparar os custos de sua empresa hoje?

Reinaldo M. Messias é Consultor do Sebrae-SP

Fonte: Site SEBRAE-SP