Artigo de Oportunidade
Por Luiz Renato Roble
31/01/2010

Para se destacar no mercado, marcas e empresas, necessitam, hoje, mais do que nunca, descobrir o seu nicho de mercado, ou seja, pesquisar de que produtos e serviços, o mercado está carente e em que áreas existe espaço para novas opções, como um novo design, uma nova função, um novo conceito.
Às vezes, novos nichos podem ser identificados, de forma rápida, ou porque são óbvios e claros, ou porque se tem a percepção e a experiência necessárias para vislumbrar possibilidades. A identificação de um novo nicho também pode acontecer, de forma mais lenta, sendo preciso fazer uma análise mais profunda do mercado a fim de conhecê-lo e compreendê-lo e a partir daí, então, criar novas oportunidades.
Conta a lenda que uma empresa fabricante de calçados tinha em suas estratégias de globalização, exportar para a Índia. Como não conhecia este mercado, enviou dois executivos em diferentes pontos daquele país, para que estes estudassem as possibilidades de uma futura exportação. Uma semana depois, a empresa recebeu um e-mail com o relatório de um dos executivos, dizendo que a exportação de calçados para aquele país seria totalmente inviável, pois na Índia o povo não usava sapatos. Passou-se dois dias e a empresa recebeu um segundo e-mail, desta vez do outro executivo, dizendo: Aumentem urgentemente a produção da fábrica, temos uma grande oportunidade, o mercado é imenso, favorável e inexplorado, pois na Índia o povo não usa sapatos.
Veja que não basta conhecer o público que se deseja conquistar, sem realmente compreendê-lo e sem saber interpretar as expectativas e as necessidades dele.
É bom lembrar disto, pois é de posse de informações como estas, que empresas criativas, formadoras de opinião, utilizam-se de design inovador e de marketing estratégico, para criar novas marcas, produtos e lojas que o público sequer imaginava que poderiam vir a existir e que visam, justamente, atender às expectativas e às necessidades, que ele, conscientemente, nem imaginava possuir dentro de si. O interessante nisso tudo, é que depois de criados, seu poder de atração é tão grande que o público não consegue mais imaginar sua vida sem eles. Isto é evolução.

Luiz Renato Roble criacao@datamaker.com.br
Designer e Diretor de Criação da Datamaker Designers www.datamaker.com.br

Fonte: Datamaker