Buid to Suit - Construção sob medida para empresas
Por Boris Hermanson
20/07/2009

Existem setores empresariais que, em virtude das exigências técnicas formuladas pelos órgãos de fiscalização como Cetesb, Anvisa, entre outros, precisam que os imóveis utilizados por suas empresas tenham uma adequação técnica muito especifica. Um exemplo de um desses setores é o da indústria de equipamentos médico/hospitalares. Nele, para atendimento das mencionadas exigências, são necessários altos investimentos na adequação dos imóveis utilizados. O problema é que muitas vezes este imóvel utilizado é alugado, e, quando termina o prazo de locação perde-se todo o investimento feito para sua adequação. Por outro lado muitas vezes o empresário não tem condições financeiras para arcar com a construção do imóvel próprio.

Para este e outros casos semelhantes existe no mercado o conceito de construção pelo sistema “build to suit”. Este conceito, muito utilização nos Estados Unidos e na Europa, pressupõe a aquisição de um terreno por parte de um investidor que irá construir o imóvel de acordo com as especificações técnicas da empresa ou empresas, no caso de um condomínio, que irão utilizar tais imóveis. Em contrapartida à construção do imóvel “sob encomenda”, ou seja, dentro de todas as especificações técnicas e ambientais exigidas, a empresa locadora do imóvel pagará ao investidor, além do aluguel também uma taxa para ressarcimento das despesas para a construção do referido imóvel. Normalmente o prazo de duração de tal locação é estabelecido de tal forma que a empresa locadora não terá sua viabilidade econômica comprometida com os custos da construção e adequação do imóvel.

Esta é uma relação onde todos podem ganhar o investidor, que terá a garantia do retorno de seu investimento, e o empresário, que terá um imóvel adequado às suas necessidades específicas sem ter que realizar altos investimentos

Boris Hermanson é Consultor do Sebrae-SP
Fonte: Site SEBRAE-SP