Click Through - segmentando a base de clientes
Por Veruska Reina
23/09/2010

Muitas vezes, o e-mail marketing é utilizado apenas para ações de prospecção ou captação de tráfego. Por este motivo, alguns profissionais de marketing atribuem ao canal o mesmo peso de uma divulgação feita através de banner em um portal. Porém, é possível explorar muito mais o e-mail marketing como, por exemplo, em ações de relacionamento.

É muito comum a preocupação somente com a entrega da mensagem. Mas é imprescindível, para realização de campanhas assertivas, que se dê importância a segmentação da base. Fatores como interesse do público e relevância do conteúdo são vitais para obter o sucesso almejado.

Para segmentar a base utilizando o click through rate ou CTR - percentual de cliques realizados nos diversos links do email com relação à quantidade total de emails enviados - é necessário, primeiramente, preparar a comunicação de forma que se consiga extrair as informações relevantes.

Primeiro descubra os interesses de seu público. Ao invés de criar links para um único endereço, atribua links específicos que possibilitem a leitura dos interesses da base de relacionamentos.

Comece a segmentar a base com análise de preferências, através dos cliques. Como exemplos, podemos citar a área de construção civil e recursos humanos. Uma construtora pode segmentar sua mensagem baseando-se nos tipos de empreendimentos que os clientes consultam. Uma companhia de treinamento profissional pode direcionar a comunicação por meio dos temas dos cursos que são acessados.

A partir desta coleta de informações, crie listas específicas agrupando os clientes que tiveram interesses em comum. Existem ferramentas para envio de e-mail que podem ajudar nessa tarefa, pois possuem recursos que geram automaticamente listas segmentadas. Elas são separadas de acordo com o comportamento do público-alvo. Essa prática resulta, aproximadamente, em 80% de acerto na descoberta dos interesses do receptor.

Com as preferências definidas e as listas segmentadas, preocupe-se em enviar o conteúdo apropriado. Elabore ações adequadas ao interesse de cada lista. Consequentemente, a taxa de click through aumentará, resultando em um número maior de conversões para seu objetivo.

Lembre-se que uma ação dirigida a um público não segmentado resultará em uma imagem negativa da sua empresa.

*Veruska Reina é CMO da VIRID Interatividade Digital, Proprietária das plataformas Virtual Target e Zartana - veruska@virid.com.br