Como ganhar dinheiro com a Internet?
Por Egnaldo Paulino
21/07/2009

Ocasionalmente, sou procurado por pessoas que me fazem a seguinte pergunta: “como ganhar dinheiro com a Internet?”. Algumas pessoas acreditam que sabem. Contudo, os resultados esperados não chegam. As milhares de vendas sonhadas se transformam em pesadelos e frustrações.

Segundo a consultoria e-Bit, o varejo online brasileiro tem hoje cerca de 14.900 pequenas e médias empresas. Apenas em São Paulo no ano de 2007, houve 40% de acréscimo de novos negócios na Internet, conforme dados da FIESP.

Entretanto, de cada dez empresas novas que nascem apenas duas dão lucro e três empatam o dinheiro investido. As razões para isso vão desde os problemas de gestão de negócio até o tipo de produto oferecido e a agressividade da concorrência. Basicamente, as maiores causas de fracasso entre as novas empresas são as deficiências nos modelos de negócios e avaliações erradas sobre o potencial comercial que possuem.

Para reflexão, relato um caso em que uma pessoa procura desenvolver um negócio pela internet acreditando que descobriu a forma mágica de ganhar dinheiro.

Moradora de um condomínio residencial de luxo em São Paulo notou que sua empregada doméstica, vende vários produtos por meio de catálogos, tais como: cosméticos, confecção e utilidades domésticas. Conversando com a empregada descobriu que ela obtém relativo sucesso na venda dos produtos, utilizando-se de uma estratégia simples: promovendo reuniões nas casas de conhecidos durante os finais de semanas para demonstrar os catálogos dos produtos.

Como estava em busca de uma oportunidade de negócio, e estar um bom tempo fora do mercado de trabalho e, necessitando encontrar algo que pudesse preencher seu tempo e ganhar algum dinheiro, acreditou que este poderia ser um ótimo negócio.

Porém, havia um obstáculo a ser superado, pois ela não poderia e não queria fazer o mesmo que sua empregada: ir às reuniões nas casas das amigas. Não poderia expor-se diante delas. Entretanto sabia que as amigas eram consumidoras dos produtos apresentados nos catálogos. Foi quando ela teve a brilhante idéia de desenvolver um site para comercializar os produtos dos catálogos.

Contratou um design, que criou o site com um visual simpático e a incluiu em diversos serviços de busca. Após seis meses do ar, não houve um única venda e muito menos acesso ao site.

Algumas perguntas pairam pela cabeça da empreendedora. O que será que aconteceu? O que deu errado? Por que não acessam meu site?

Alguns especialistas em negócios nos afirmam que não basta ter uma brilhante idéia na cabeça. É necessário conhecer o mercado em que atuará.

O empreendedor não deve ter a ilusão de que idéias pretensamente geniais podem tudo, inclusive mudar a lógica dos negócios. Não podem. E eles têm um longo caminho para ver como funciona na prática até obter o sucesso desejado.

Egnaldo Paulino é Consultor do Sebrae-SP

Fonte: Site SEBRAE-SP