O Comportamento ético é um bom negócio
Por Bóris Hermanson
21/07/2009
Ética, numa abordagem simples, é um conjunto de princípios e valores
morais aceitáveis pela sociedade humana num período específico. Por
exemplo: o tratamento diferenciado e privilegiado concedido a
pessoas com mais de 60 anos, independentemente da existência de uma
legislação específica, é um comportamento eticamente responsável, ou
seja, aceitável e até elogiável em nossa sociedade.
Mas como aplicar esta conceituação de ética nos negócios, em
especial no mundo da micro e da pequena empresa? Será que a adoção
de um comportamento ético resulta na melhoria dos negócios nesse
segmento? Bem, analisemos melhor o caso.
Inicialmente, vejamos a aplicabilidade desse conceito no universo
dos pequenos negócios.
Imaginemos duas empresas que atuem num mesmo segmento de negócios.
Vamos chamar estas empresas de A e B. No nosso exemplo, ambas atuam
no segmento de panificação.
Na empresa A o empreendedor, zeloso por manter uma postura ética e
não apenas comercial, ajusta o layout (as instalações) de seu
estabelecimento para permitir livre trânsito a pessoas portadoras de
necessidades especiais (deficientes físicos e pessoas da terceira
idade), instalando rampas de acesso no interior de sua panificadora,
aumentando a distância interna das gôndolas, demarcando vagas
preferenciais no seu estacionamento, fazendo a identificação de
produtos em braile, demarcando o chão do estabelecimento com
sinalizadores especiais para pessoas portadoras de deficiência
visual, entre outras medidas. Certamente todos estes ajustes e
alterações terão um custo financeiro.
Por outro lado, a empresa B não adota nenhuma dessas medidas por
considerar que a legislação do município onde está instalada não
obriga a adoção de tais providências. Qual o resultado prático
desses comportamentos diferenciados?
O custo adicional suportado pela empresa A será de alguma forma
compensado? A resposta a esta pergunta é muito simples. Num mercado
saturado, onde a concorrência é acirrada, a empresa A com certeza
sairá ganhando.
Na medida em que os consumidores identificam as alterações
promovidas por seu empreendedor para permitir o adequado atendimento
de pessoas com necessidades especiais, a mensagem que ficará gravada
na mente do consumidor é que se trata de uma empresa ética, que não
só respeita as pessoas, mas também se importa com seu bem estar.
Dessa forma, a empresa A terá alcançado um diferencial de mercado
positivo em relação à empresa B, que, mesmo não agindo contra a lei,
terá maior dificuldade em cativar e manter sua clientela (este
processo é conhecido como fidelização de clientes). Desta forma,
além da possibilidade de atender a demanda de pessoas portadoras de
necessidades especiais, ainda manterá sua cliente habitual e terá
uma imagem de excelência que certamente atrairá novos consumidores.
Este é apenas um dos exemplos que ilustram, de forma clara, que a
adoção de comportamentos eticamente responsáveis podem resultar num
diferencial positivo em relação ao público consumidor
Bóris Hermanson é Consultor do Sebrae-SP
Fonte: Site SEBRAE-SP