Diversidade Multicultural - Fonte de Valor Múltiplo para as empresas
Por Werner Kugelmeier
18/10/2006

Durante os anos 90, movimentos como a globalização e responsabilidade social ganharam espaço em velocidade e dimensão sem precedentes, enquanto um movimento de multiculturalismo ainda está muito aquém do seu potencial de oxigenar a educação corporativa; um paradoxo, uma vez que os dois primeiros movimentos poderiam se alimentar do último e vice-versa.

Como cultura entendemos as crenças e comportamentos transmitidos de geração em geração, através do aprendizado. Um condicionamento que traz consigo o risco de atrofia biológica e miopia cultural; é como na agricultura: monocultura apodrece o solo.

Porque não romper com esta visão 'próprio umbigo' e partir para uma perspectiva multicultural, começando aqui no Brasil, que abre espaço para maior compreensão e empatia por grupos marginalizados, como os índios - 'legítimos donos do Brasil'; os negros - co-criadores da riqueza no Brasil; a mulher -'a verdadeira criadora, se pensarmos pelo ângulo de que todos somos nascidos dela' e tantos outros.

A oxigenação que cada pessoa pode oferecer por sua diferença cultural é a chave da inovação, hoje reconhecida como competência central chave dos negócios; o espectro do multiculturalismo, olhando os cinco continentes evidencia um mix global, composto de seriedade européia, pragmatismo americano, flexibilidade latina, esperteza árabe, sabedoria oriental, resistência africana e modernidade australiana. No âmbito humano a diversidade abrange uma grande extensão de qualidades e características que tornam únicos os indivíduos e os grupos, como etnia, raça, cultura e habilidades físicas.

Dada a dificuldade que muitas empresas têm para lidar com questões multiculturais, pretendo destacar aqui a importância da inclusão multicultural na cultura corporativa e sugerir linhas de ação para as empresas perceberem o valor da diversidade multicultural.

A globalização traz oportunidades de contatos que superam fronteiras e distâncias, formando uma rede interativa entre os países, através da crescente mobilidade das pessoas, facilitada pela tecnologia nova da informação e comunicação; basta seguir com mobilidade mental e comportamental para evitar o risco: estar rico em dados e informações multiculturais, mas pobre em conhecimento e compreensão multicultural, ou seja, carente de competência de adaptação.

Nesta perspectiva, é necessária uma gestão cultural, que integre a diversidade cultural de tal forma que permita conciliar a conservação dos rasgos culturais próprios com a participação em um mundo cada vez mais inter-relacionado. Chegou o momento de pensar globalmente, aprender internacionalmente e agir localmente. Empresas que querem, podem e/ou precisam competir em um mercado global têm necessidade de profissionais que conheçam culturas do mundo lá fora e que ?apanham, aprendem e avançam? com elas.

A globalização deve começar dentro da autogestão de cada pessoa: nasce o empreendedor que está aberto a incorporar outras culturas no seu modo pensar, sentir e agir ( sem jamais entregar a própria identidade ) e identifica referências no mundo para embasar seus objetivos de crescimento, pessoal e profissional.

No âmbito empresarial, as práticas de diversidade multicultural visam medidas que promovam a diferença racial, mental e comportamental entre pessoas, como um valor a ser desenvolvido em benefício do empreendedorismo corporativo e da inteligência corporativa, ou seja, da empresabilidade, entendida como a capacidade da empresa de atrair e reter talentos, clientes, fornecedores, parceiros e investidores, para alcançar seu objetivo maior: crescer e expandir com lucro.

Como transformar a gestão da diversidade em competência individual ou corporativa Seguem aqui algumas dicas.

Estude História, Geografia e Etnologia, seja amigo de idiomas ( pense em mandarim !), aproveite oportunidades de viagens internacionais ( viagens em baixa estação para EUA ou Europa podem ser mais baratas do que viagens em alta estação para o Nordeste ( misture-se com a população local e mantenha contatos pós-viagem ( pense em intercâmbio família x família, para otimizar a adaptação a novas culturas e costumes e criar novos círculos de amigos ); não hesite em casar com um parceiro de um outro continente....

Quando atuante em uma empresa, compartilhe o aprendizado em outras culturas com subordinados, colegas e superiores. Negocie com a empresa uma ajuda de custo para uma pós-graduação nos exterior, convencendo que você vai reverter o ganho para ela mesmo.

Quando à frente de uma empresa, unidade de negócios ou área, dê voz às pessoas de culturas diferentes, na formulação de Visão, Missão e Valores e aproveite a participação de pessoas com visão e/ou vivência multicultural, na formatação de um modelo de gestão multicultural. .

A promoção da diversidade apresenta-se como opção estratégica para alcançar objetivos como: desempenho financeiro sólido ( constatado pelo próprio Ministério de Trabalho, 2003), maior produtividade e mais criatividade. E mais, diversidade multicultural representa uma exigência do mercado 'sem fronteiras'. A globalização aumenta o volume do comércio internacional e o número de fusões internacionais. O impacto é a busca cada vez maior de competências multiculturais, para não dizer globais.

Líderes e talentos globais atravessam fronteiras e superam barreiras multiculturais.

Uma equipe diversificada permite que a empresa aumente suas oportunidades de negócio e encontre soluções inovadoras. Membros de grupo que pensam, sentem e agem parecido, tornam-se insulares em suas idéias ( experimento na University of Michigan). Por ter dentro da empresa pessoas que entendem diferentes desejos e necessidades em novos mercados, segmentos, nichos e clientes, a empresa pode se aproveitar de raciocínios e estratégias diferentes que melhor atendem às respectivas demandas e levam o negócio a resultados surpreendentes. Times de futebol europeu já experimentaram casos de sucesso, a inclusão de jogadores brasileiros ou africanos no elenco.

Como já dizia o estrategista do império chinês, Sun Tzu, em seu livro, A Arte da Guerra, 'para se vencer uma guerra é preciso conhecer muito bem o inimigo'.
Por sua vez, equipes distintas pela diversidade são mais atraentes para talentos que chegam e ficam nas empresas, formando um "mix" que traduz a contribuição de cada um, gerando uma sinergia que transcende o somatório de contribuições individuais: '1+1=3'.

As empresas brasileiras precisam reconhecer a realidade multiracial e multicultural que caracteriza a população brasileira. Diante de um cenário econômico cada vez mais exigente, é preciso que se invista e explore o potencial que a diversidade dessa população apresenta. Reside aqui a oportunidade de compensar o chamado ?custo Brasil? por 'benefício Brasil'.

Werner Kugelmeier é Diretor da WK PRISMA - EDUCAÇÃO CORPORATIVA MODULAR, Empresa de Treinamentos Empresariais, de Campinas – SP, www.wkprisma.com.br, Autor do Livro “PRISMA – girando a pirâmide corporativa”, wkprisma@wkprisma.com.br - (19) 3296 4341/ 3256 8534