O empreendedor Michael Jackson
Por Fabiano Brum
17/08/2009
Muito tem se falado nas últimas semanas sobre a vida e a morte do polêmico Michael Jackson. Amado por uns, odiado por outros, ignorado por poucos, o fato é que Michael Joseph Jackson nascido em 29 de agosto de 1958 e morto em 25 de junho de 2009 foi um grande empreendedor do mercado de entretenimentos.
Não temos como negar que Michael Jackson inovou e ditou padrões internacionais no que diz respeito a música pop, vídeo-clips, coreografias, produção de espetáculos, fortalecimento da MTV, entre outros.
Vamos conhecer algumas lições de empreendedorismo que podemos tirar de Michael Jackson:
1 – Não existe idade para empreender
Jackson começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5. Em 1972 aos 13 anos iniciou sua carreira solo pois era evidente o seu talento e como havia se destacado em meio aos demais componentes do grupo.
2 – Parcerias de Sucesso
Michael Jackson sempre foi reconhecido por fazer parcerias estratégicas que lhe renderam resultados espetaculares, como com o produtor Quincy Jones (uma espécie de mentor em sua carreira). Off the Wall o primeiro trabalho que lançaram atingiu vendagem acima de 20 milhões de discos.
Michael tinha talento para construir boas parcerias, tendo trabalhado junto com artistas como Paul McCartney, Slash (guitarrista do Guns In Roses), Eddie Van Halen, Lionel Ritchie entre outros
3 – Independência e Auto Confiança
Graças ao sucesso em sua carreira solo aos 13 anos o astro começou a se libertar das garras do pai que o humilhava publicamente. Em 1983, vingando-se contra anos de maus tratos e humilhação Michael demite seu pai que ainda atuava como seu empresário.
No especial para a TV sobre os 25 anos da Gravadora Motown, Jackson exigiu cantar uma de suas próprias músicas, diferentemente dos demais convidados que relembraram antigos sucessos da gravadora. Ao som de Billie Jean, Michael chocou o público com o passo monnwalk, que se tornaria uma de suas marcas registradas.
4 – Busca de Oportunidades e Correr Riscor Calculados
Por várias vezes Michael Jackson investiu dinheiro de seu próprio bolso para bancar suas ideias já que algumas delas eram tão ousadas que assustavam sua gravadora. Em 1982 o disco Thriller chegou às lojas e pulverizou todas os parâmetros para medir um álbum bem sucedido. O LP chegou a vender 1 milhão de cópias por semana rendendo-lhe 140 discos de ouro e platina. Das 9 faixas que compunham o disco, sete chegaram ao Top 10 da Billboard. Thrilller vendeu 106 milhões de cópias.
4 - Inovação
Michael Jackson tem mais vendagens do que Beatles e Elvis Plesley juntos. Há três semanas do Natal de 1983 foi lançado o vídeo de Thriller, o mais ambicioso projeto de Michael Jackson. Sofisticação, duração, equipe e orçamento dignos de cinema, o clipe se tornou instantaneamente a referência máxima do gênero e um dos pilares da cultura pop. O vídeo triplicou a venda do disco e ajudou a popularizar a MTV.
5 – Crie uma marca
Michael sabia muito bem como usar algumas ferramentas de marketing. Era especialmente notável sua capacidade de criar marcas. Como Elvis Presley já era “O Rei do Rock”, Jackson resolveu batizar-se de “O Rei do Pop”. Além disso ele soube criar outras referências junto aos seus fãs como: o passo moonwalk, a luva branca em apenas uma das mãos, suas roupas, entre outras.
6 – Seja Socialmente Responsável, Retribua
Michael Jackson fez contribuições para 39 casas de caridades, além de promover inúmeras outras ações sociais. Suas músicas podiam facilmente transpor barreiras nacionais, assim como de idade e sexo.
Em 1985 ajudou a promover a megacampanha USA for África. A música-tema We Are the word (Nós somos o mundo), composta por Michael Jackson e Lionel Ritchie reuniu 44 cantores da “nata” do pop americano. Estima-se que esta ação tenha gerado aproximadamente US$ 50 milhões.
Em 2001 Michael Jackson ganhou do Guinness Book o título de artista que mais contribuiu com obras de caridade em toda a história.
Mas Michael Jackson também cometeu inúmeros erros do ponto de vista estratégico do empreendedorismo, e estes fatores causaram estragos em sua carreira, em suas finanças e arranhões em sua imagem. Sobre estes erros, falaremos em nosso próximo artigo.
Por enquanto, siga os bons exemplos de Michael Jackson e afine-se para o sucesso!
Fabiano Brum: Palestrante nas áreas de Marketing, Motivação, Atendimento e Vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.
E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br
Por Fabiano Brum
17/08/2009
Muito tem se falado nas últimas semanas sobre a vida e a morte do polêmico Michael Jackson. Amado por uns, odiado por outros, ignorado por poucos, o fato é que Michael Joseph Jackson nascido em 29 de agosto de 1958 e morto em 25 de junho de 2009 foi um grande empreendedor do mercado de entretenimentos.
Não temos como negar que Michael Jackson inovou e ditou padrões internacionais no que diz respeito a música pop, vídeo-clips, coreografias, produção de espetáculos, fortalecimento da MTV, entre outros.
Vamos conhecer algumas lições de empreendedorismo que podemos tirar de Michael Jackson:
1 – Não existe idade para empreender
Jackson começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5. Em 1972 aos 13 anos iniciou sua carreira solo pois era evidente o seu talento e como havia se destacado em meio aos demais componentes do grupo.
2 – Parcerias de Sucesso
Michael Jackson sempre foi reconhecido por fazer parcerias estratégicas que lhe renderam resultados espetaculares, como com o produtor Quincy Jones (uma espécie de mentor em sua carreira). Off the Wall o primeiro trabalho que lançaram atingiu vendagem acima de 20 milhões de discos.
Michael tinha talento para construir boas parcerias, tendo trabalhado junto com artistas como Paul McCartney, Slash (guitarrista do Guns In Roses), Eddie Van Halen, Lionel Ritchie entre outros
3 – Independência e Auto Confiança
Graças ao sucesso em sua carreira solo aos 13 anos o astro começou a se libertar das garras do pai que o humilhava publicamente. Em 1983, vingando-se contra anos de maus tratos e humilhação Michael demite seu pai que ainda atuava como seu empresário.
No especial para a TV sobre os 25 anos da Gravadora Motown, Jackson exigiu cantar uma de suas próprias músicas, diferentemente dos demais convidados que relembraram antigos sucessos da gravadora. Ao som de Billie Jean, Michael chocou o público com o passo monnwalk, que se tornaria uma de suas marcas registradas.
4 – Busca de Oportunidades e Correr Riscor Calculados
Por várias vezes Michael Jackson investiu dinheiro de seu próprio bolso para bancar suas ideias já que algumas delas eram tão ousadas que assustavam sua gravadora. Em 1982 o disco Thriller chegou às lojas e pulverizou todas os parâmetros para medir um álbum bem sucedido. O LP chegou a vender 1 milhão de cópias por semana rendendo-lhe 140 discos de ouro e platina. Das 9 faixas que compunham o disco, sete chegaram ao Top 10 da Billboard. Thrilller vendeu 106 milhões de cópias.
4 - Inovação
Michael Jackson tem mais vendagens do que Beatles e Elvis Plesley juntos. Há três semanas do Natal de 1983 foi lançado o vídeo de Thriller, o mais ambicioso projeto de Michael Jackson. Sofisticação, duração, equipe e orçamento dignos de cinema, o clipe se tornou instantaneamente a referência máxima do gênero e um dos pilares da cultura pop. O vídeo triplicou a venda do disco e ajudou a popularizar a MTV.
5 – Crie uma marca
Michael sabia muito bem como usar algumas ferramentas de marketing. Era especialmente notável sua capacidade de criar marcas. Como Elvis Presley já era “O Rei do Rock”, Jackson resolveu batizar-se de “O Rei do Pop”. Além disso ele soube criar outras referências junto aos seus fãs como: o passo moonwalk, a luva branca em apenas uma das mãos, suas roupas, entre outras.
6 – Seja Socialmente Responsável, Retribua
Michael Jackson fez contribuições para 39 casas de caridades, além de promover inúmeras outras ações sociais. Suas músicas podiam facilmente transpor barreiras nacionais, assim como de idade e sexo.
Em 1985 ajudou a promover a megacampanha USA for África. A música-tema We Are the word (Nós somos o mundo), composta por Michael Jackson e Lionel Ritchie reuniu 44 cantores da “nata” do pop americano. Estima-se que esta ação tenha gerado aproximadamente US$ 50 milhões.
Em 2001 Michael Jackson ganhou do Guinness Book o título de artista que mais contribuiu com obras de caridade em toda a história.
Mas Michael Jackson também cometeu inúmeros erros do ponto de vista estratégico do empreendedorismo, e estes fatores causaram estragos em sua carreira, em suas finanças e arranhões em sua imagem. Sobre estes erros, falaremos em nosso próximo artigo.
Por enquanto, siga os bons exemplos de Michael Jackson e afine-se para o sucesso!
Fabiano Brum: Palestrante nas áreas de Marketing, Motivação, Atendimento e Vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.
E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br