Equívocos Motivacionais
Por Gilclér Regina
14/08/2007
O que serviu de remédio para sua empresa pode ser veneno para outra!
Não existe receita para a motivação nas empresas... O que pode ser bom para um pode ser veneno para o outro.
Alguém teve seus dois minutos de fama no programa do Fantástico da Rede Globo sobre como venceu vendendo biscoito na praia ou revirando lixo na cidade... E logo é contratado por grandes empresas para dar palestras oferecendo inspiração aos seus executivos.
Acaba acontecendo o que chamo de equívoco motivacional.
Empresas levam pessoas para acampamentos, ralis, jogos de guerra, aventura na selva... Como se isso fosse criar grande impacto em toda equipe e em seus resultados.
Volto a lembrar, o que serviu para um como remédio, para o outro foi veneno.
Motivar pessoas não é “cumprir cotas de treinamentos” tampouco justificar a verba que tinha para esse fim.
Motivar significa inserir essas pessoas no contexto, num processo que ofereça ética, ambiente de trabalho positivo e que seja capaz de produzir resultados com qualidade.
As empresas treinam estratégias e não treinam o potencial humano, o comportamento psicológico da motivação que gera melhores atitudes e por conseqüência resultados expressivos.
Sempre ouço isso: “Uma empresa é um ser vivo... Assim como os que nela atuam”. Porém muitos não têm essa sensibilidade. Os departamentos de Recursos Humanos – RH precisam ser mais futuristas e menos leitores de modismos organizacionais.
Devem ter como foco a equipe. Levar alguém para sua empresa e sua equipe para fazer uma palestra é uma missão importante e não uma aventura.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4 milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site: www.ceag.com.br
Por Gilclér Regina
14/08/2007
O que serviu de remédio para sua empresa pode ser veneno para outra!
Não existe receita para a motivação nas empresas... O que pode ser bom para um pode ser veneno para o outro.
Alguém teve seus dois minutos de fama no programa do Fantástico da Rede Globo sobre como venceu vendendo biscoito na praia ou revirando lixo na cidade... E logo é contratado por grandes empresas para dar palestras oferecendo inspiração aos seus executivos.
Acaba acontecendo o que chamo de equívoco motivacional.
Empresas levam pessoas para acampamentos, ralis, jogos de guerra, aventura na selva... Como se isso fosse criar grande impacto em toda equipe e em seus resultados.
Volto a lembrar, o que serviu para um como remédio, para o outro foi veneno.
Motivar pessoas não é “cumprir cotas de treinamentos” tampouco justificar a verba que tinha para esse fim.
Motivar significa inserir essas pessoas no contexto, num processo que ofereça ética, ambiente de trabalho positivo e que seja capaz de produzir resultados com qualidade.
As empresas treinam estratégias e não treinam o potencial humano, o comportamento psicológico da motivação que gera melhores atitudes e por conseqüência resultados expressivos.
Sempre ouço isso: “Uma empresa é um ser vivo... Assim como os que nela atuam”. Porém muitos não têm essa sensibilidade. Os departamentos de Recursos Humanos – RH precisam ser mais futuristas e menos leitores de modismos organizacionais.
Devem ter como foco a equipe. Levar alguém para sua empresa e sua equipe para fazer uma palestra é uma missão importante e não uma aventura.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4 milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site: www.ceag.com.br