Escute o que realmente tem valor
Por Eduardo Leão Drumond Oliveira
22/06/2010

No mundo corporativo temos que lidar diariamente com informações vindas de todos os lados. A boa gestão da informação é crucial para que posocratesssamos tomar decisões acertadas, e como líderes temos que aprender a escutar o que realmente interessa e possui valor para os nossos objetivos.

A nossa posição de gestor de pessoas requer que acompanhemos o desenvolvimento de várias pessoas e setores, onde temos que gerir conflitos pessoais e profissionais, afinal de contas quem nunca se deparou com a situação de ter que escutar um colaborador falando coisas indevidas de um colega? Muito comum, mas que não deve ser tratado apenas como uma intriga qualquer, e uma das melhores formas de agir nessa situação é fazendo com que o interlocutor da mensagem reflita sobre o que vai dizer.

As três peneiras de Sócrates vêm nos mostrar como agir em uma situação como essa, é um texto muito interessante e vale à pena.

As Três Peneiras de Sócrates

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
— Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

— Espera — disse o sábio. Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

— Três peneiras? Que queres dizer?

— Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

— Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

— A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:

— Devo confessar que não.

— A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?

— Útil? Na verdade, não.

— Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

Fonte: http://eduardoleao.com.br
Eduardo Leão Drumond Oliveira é mineiro, nascido e criado em Belo Horizonte MG. Sua experiência profissional vem da área comercial onde aprendeu a lutar pelos seus objetivos, subindo um degrau de cada vez para aprender ensinando.
Gosta de trocar experiências e defende uma postura de que todo aprendizado Deve Ser Compartilhado. É formado em Administração de Empresas pela Universidade FUMEC em Belo Horizonte e se identifica com Gestão de Pessoas.
É Gerente Regional de Operações em uma rede de franquias de escolas profissionalizantes nos estados de Minas Gerais, Goias, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Consultor especializado em atendimento ao cliente, produtividade em vendas e gestão de pessoas - ensineparaaprender@gmail.com