O Estresse em nossa vida profissional e pessoal
Por Maria do Rosário Martins da Silva
04/05/2008

Todos nós, de alguma forma, já ouvimos falar nessa palavra meio esquisita. Com certeza, também já passamos por momentos que nos deixarem estressados sem mesmo darmos conta da importância desse sintoma para nossa saúde física e mental.

Estresse (no Brasil) ou Stress (em Portugal) pode ser definido como “a soma de respostas físicas e mentais de uma incapacidade de distinguir entre o real e as experiências e expectativas pessoais. Pela definição, stress inclui a resposta de componentes físicos e mentais.” (wikipedia). Apesar de ser mais conhecido como um sintoma negativo, pode se apresentar também de forma positiva em nossa vida.

Abordarei aqui os 2 tipos de stress que poderemos sentir algum dia. Quando temos alguns fatores no trabalho como por exemplo, sobrecarga de tarefas e responsabilidades, ambiente competitivo, falta de um bom relacionamento entre colegas e superiores, além de um futuro incerto na empresa, teremos algumas sensações negativas que nos trarão conseqüências físicas e emocionais. Trata-se de uma forma de stress negativo (distress) que pode trazer desde dores de cabeça, insônia, dores na coluna, cansaço até uma grande angústia ou depressão. Muitos são os casos de afastamento de trabalho em virtude desses sentimentos. Mesmo as pessoas que são donas de seu próprio negócio, não tendo, portanto, pressões de chefias, acabam cobrando muito de si, e por isso, costumam trabalhar sempre muito mais do que o necessário, não tendo tempo para ele mesmo ou para para a sua família. Muitas vezes não tiram férias ou nem mesmo um fim de semana tranqüilo. Com o passar dos anos, isso desencadeia um sentimento de apatia, cansaço e infelicidade, o que poderá trazer muitas conseqüências ao organismo.

Ao contrário do que se pensa, o stress não é propriamente uma doença, mas sim, através dele muitas poderão surgir. Porém, existe também o chamado stress positivo (eustress), que ocorre em situações como o casamento, uma viagem dos sonhos ou uma premiação, onde estaremos com diversas atividades para fazer. Nosso organismo através da produção de adrenalina, nos deixa animados, eufóricos e com total energia e motivação. Nossa capacidade de produção aumenta sensivelmente nessa fase.

De acordo com Steve Sauter, estudioso da área, a empresa perde muito com o stress de seus funcionários, pois eles acabam se afastando por causa de doenças associadas a ele, como problemas cardiovasculares, depressão, ansiedade, tendinite e dores na coluna, sendo o tempo de recuperação em alguns casos, muito longo.

Ainda segundo Sauter, muitas empresas já estão implantando programas para ensinar os funcionários a meditarem, incentivando a praticarem exercícios e a dedicarem mais tempo ao lazer, além de conciliarem vida pessoal e profissional, por meio de flexibilização dos horários, como já ocorre em empresas americanas.

Um estudo recente da Universidade da Califórnia, em Berkeley, concluiu que aborrecimentos diários, como pais ou filhos doentes, colegas irritantes, engarrafamentos e longos trajetos de ônibus, são às vezes mais estressantes até que eventos grandes e dramáticos, como a perda do emprego, o divórcio ou a morte do cônjuge. O que se tira desse estudo é uma mensagem otimista. Está certo que não é razoável esperar uma vida sem eventos estressantes. Mas é perfeitamente possível para cada um de nós determinar até certo ponto como essas situações nos afetam no cotidiano. É nesses casos, em que não estão envolvidas questões de vida e morte, que as técnicas anti-stress funcionam.

Portanto, é necessário que a pessoa tenha um auto-conhecimento muito grande para prestar atenção aos primeiros sinais que poderão ser de um stress negativo, bem como ter hábitos saudáveis e tranqüilidade, pois vale a pena buscar uma harmonia entre a vida profissional e a pessoal, através da qual pode-se alcançar a felicidade.

Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com